domingo, 23 de outubro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo


XXXI – Domingo do Tempo Comum – 30/10/2011

“O maior dentre vós será vosso servo.” (Mt.23,11)

 Há alguns domingos atrás, Jesus Cristo dá uma resposta falando o que os “romanos” queriam ouvir, dizendo o que os “escribas e os príncipes dos sacerdotes” precisavam escutar.
Neste domingo Jesus Cristo diz o que os Discípulos precisavam escutar, e fala o que
Ele gostaria que os “escribas, fariseus e os sacerdotes do povo” ouvissem, (Mt. 23,1-12).
Este trecho do Evangelho, escrito por São Mateus, é o início de um longo discurso feito por Jesus Cristo. Enquanto orienta os seus Discípulos, censura e denuncia em público, com toda autoridade, as opressões e injustiças cometidas contra o povo, tomando como exemplo as atitudes dos religiosos, magistrados e políticos, deixando para cada um de nós uma grande lição: “Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.” (V.2-3)
-Ensino: Nós cristãos, não devemos agir com hipocrisia, não devemos “pregar” sem “praticar”.
Devemos tomar conhecimento da Verdade, como Graça e praticá-la como Virtude, não mandar que os outros façam o que não praticamos.
Diz a respeito dos escribas e fariseus: “Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens;”(V.5)
-Ensino: Não devemos trabalhar na Messe do Senhor, para sermos louvados, elogiados ou reconhecidos.
Quando o Senhor nos chama para ficarmos junto d’Ele é para servir e não sermos servidos.
Diz ainda: “Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.”(V.6)
-Ensino: não devemos buscar, nem esperar as honrarias humanas. Não há nada mais pernicioso para a nossa espiritualidade do que o orgulho e a vaidade.
O próprio Jesus Cristo nos exorta no Evangelho de São João: “Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros e não buscais a glória que é só de Deus?” (Jo. 5,44).
Jesus Cristo se dirige diretamente aos Discípulos, dizendo: “Mas, vós não vos façais chamar de Rabi, porque um só é o vosso preceptor, (instrutor, mestre) e vós sois todos irmãos… Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado.”(V.8.12)
-Ensino: Este ensino direcionado aos Discípulos de ontem, é específico para todos os Discípulos, os de hoje e os de sempre.
Devemos Amar, Servir e fazer o Bem, sem outro objetivo a não ser o de empenhar-se para que todos sintam a Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo e, só Deus seja Louvado.

“Porque só tendes um Mestre, o Cristo.”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.