segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo

XXVIII Domingo do Tempo Comum – 09/10/2011

“Porque muitos serão chamados, e poucos os escolhidos.” (Mt.22,14)
Para explicar o que é o Reino dos Céus, Jesus Cristo conta a grande parábola da festa de casamento do filho do rei. A Parábola da Festa das Bodas”, narrada  pelo Evangelista São Mateus, (Mt. 22,1-14).
Tendo percebido que os príncipes dos sacerdotes e os fariseus haviam compreendido de que eles eram um dos principais alvos daquelas Parábolas, Jesus Cristo conta então, uma outra, para deixar bem claro de que tipo de Reino falava.
“O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados: já está preparado o meu banquete:” (V.2-4).
Apesar do banquete estar preparado e o convite ter sido feito pelo rei, os convidados não quiseram vir, não compareceram, preferiram ignorá-lo dedicando-se a outras atividades: uns foram para o campo, outros para o seu comércio, outros se irritaram ainda mais, maltratando, insultando e matando os servos do rei.
O rei chama então outros servos e diz: “O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos.” (V.8) Mandou então os servos para as ruas e esquinas convidar outras pessoas, tantas quantas acharem. Saíram pelos caminhos, reuniram tantos que e a sala ficou repleta.
Quando o rei entrou para ver os que estavam à mesa, observou que havia um homem sem a roupa adequada para a festa. E perguntou-lhe:  “Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma.” (V.12) O rei manda que os seus servos o amarre, os pés e as mãos e o ponha para fora.
Poderíamos pensar: “eram pobres de rua, eram marginalizados, recolhidos à última hora, foram forçados a entrar! Não podiam ter roupas adequadas  para uma festa em um palácio real!”
Afinal, de que veste fala Jesus Cristo? Certamente não é de um traje de gala, nem de uma roupa importada. Ele está se referindo à veste necessária para se entrar no Banquete do Reino de Deus. Esta veste é a vida da Graça, da Retidão, da Fidelidade e do Compromisso com as causas do Reino.
Em Jesus Cristo, Deus convoca todos os homens e mulheres para uma Nova Aliança, simbolizada pela festa das bodas. Muitos rejeitam o convite porque ficam apegados aos seus interesses pessoais. O convite para formar o Novo Povo de Deus é dirigido também aos que são ou se sentem marginalizados.
Jesus Cristo quer nos mostrar que não basta entrarmos no “Banquete” (ser batizado, ser crismado ou ser cristão de estatísticas) para pertencer ao Reino de Deus, é preciso viver a nossa verdadeira Identidade, a de filhas e filhos de Deus. 
“Eu vos chamo… Vinde às Bodas! Façam-se dignos.”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.