segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Congresso da Pastoral Familiar

 "Família Pessoa e Sociedade"
Foi o Tema do IV Congresso Diocesano da Pastoral Familiar


Realizado no sábado, 22 de outubro, no centro paroquial de Conceição de Jacareí
em Mangaratiba.
Nossa paróquia respondeu: estamos aqui!!!
Estivemos lá com 12 agentes da pastoral familiar e do ECC. Foi um dia marcante para a nossa diocese, pois tudo começou pela manhã, celebrando a abertura com D. Ubiratan, Pe. Camilo, eu e mais os 127 agentes da PF e ECC de nossa diocese. Com o tema do Congresso nosso bispo ressaltou bem em sua pregação, que são as famílias, igrejas domésticas, que dão sentido para existência da Igreja de Jesus neste mundo. Pois é no seio das famílias que surge  interesse e vocação para  vivencia dos sacramentos, principalmente os da iniciação Cristã para os filhos, através dos exemplos dos pais e padrinhos nas comunidades.
Na primeira palestra apresentada pelo casal do regional Leste I, José Fernandes e sua esposa Conceição, nos mostraram, quantas atividades podem desenvolver no trabalho do setor pós-matrimonio desta pastoral. Sempre com a proposta de acolher, evangelizar e acompanhar a todos que aceitam caminhar com a igreja de Jesus Cristo, também através das atividades das pastorais dos sacramentos da iniciação, sem perder a oportunidade de acompanhamento destas famílias, principalmente os recém-casados.Na segunda palestra, após o delicioso almoço, o Pe. Antônio Carlos nos mostrou qual o verdadeiro sentido da existência do ECC e da Pastoral familiar nas paróquias. Citando exemplos de algumas passagens do livro de Genesis, principalmente do relacionamento entre os irmãos Esaú e Jacó. Com seu jeito de pregador descontraído e alegre, podemos descobrir que as vezes, na realização de nossas obrigações pastorais, queremos que o Deus que servimos olhe somente para os nossos trabalhos, desprezando os trabalhos dos outros. Ai acaba um atrapalhando o trabalho do outro, ou ambos fazendo o mesmo trabalho. Temos ainda muita coisa para fazer, temos trabalho para todos, verdadeiramente.
Após os agradecimentos e encaminhamentos finais, apresentados pelo casal coordenador diocesano Lira e Sinete, que ficam nesta missão por mais um ano, conforme o anuncio de D. Ubiratan. Podemos receber a presença do Santíssimo Sacramento, conduzida entre nós por pe.Sérgio. Podemos viver um grande momento de Fé, com Adoração, Benção e Envio para todos que vivenciaram que “Família, Pessoa e Sociedade” formando a igreja  pela vontade de Deus que é o Pai, precisa mesmo é de todos nós.
Deus abençoe a todos. Diácono Nei
    


    
Fotos: Telma 

































Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.