sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Restauração de Capelas da Ilha Grande


10 capelas da Ilha Grande vão receber
 pré-projetos de restauração
 através de parceria da Cultuar/UFF, com apoio da TurisAngra e da Subprefeitura da Ilha
Capela Sagrado Coração de Parnaioca
Através do Inventário de Bens Imóveis Históricos do Município de Angra, que vem sendo realizado há dois anos, por intermédio do acordo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF, 30 alunos do último período do curso de arquitetura estão elaborando pré-projetos de restauração de 12 capelas localizadas em comunidades da Ilha Grande (Abraão, Palmas, Lopes Mendes, Dois Rios, Araçatiba, Parnaioca, Longa, Saco do Céu, Matariz e Aventureiro), para preservar e recuperar suas características artísticas e históricas de construções, algumas delas seculares. O projeto está recebendo apoio da TurisAngra e da Subprefeitura da Ilha Grande.

As outras duas capelas existentes na ilha - uma na Freguesia de Santana e outra no Bananal ficaram fora do projeto porque, segundo a arquiteta da Cultuar, Ana Nascimento, a primeira já tem projeto pronto e a segunda necessita de um projeto menos complexo, que deverá ser feito pela própria fundação.
Capela de Araçatiba
Os alunos, acompanhados pelo professor José Pessoa e Ana Carmen Jara Casco, estiveram nos dois primeiros fins de semana de outubro na Ilha Grande visitando as construções para fazer levantamento métrico e fotográfico e apreensão de memória oral com antigos moradores das comunidades, devido à ausência de registro histórico, documental e cultural.
Capela do Aventureiro
O levantamento feito através da parceria Cultuar/UFF será tema de exposição no Circuito Religioso da Ilha Grande, que a prefeitura pretende apresentar como uma das atividades do município durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013.
Colaborou: Nádia Valverde-Cultuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.