terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Santo do Dia

              INFORMATIVO - CANÇÃO NOVA
A TV Canção Nova faz uma homenagem à toda Família
Salesiana, contando a história de Dom Bosco, com a exibição do filme: "Uma vida para os jovens".


 
O filme será exibido segunda-feira, 30 às 21h, terça-feira, 31, às 21h. O carisma, a missão e o amor pela juventude
traduzidos no sorriso de São João Bosco. Conheça fatos marcantes sobre a vida do santo , uma história de fé e doação que vai mexer com você.
Dia 31, a Igreja celebra a vida de
São João Bosco, homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Sobre São João Bosco
Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor.
Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com
o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração.
Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de
Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Sobre os Salesianos

Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.
Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século 19, estão
presentes em 128 países.
Educação e evangelização estão no centro de sua missão. O projeto
educativo-pastoral realizado por eles tem por objetivo a promoção integral da pessoa.
Acompanhe o filme "Uma vida para os jovens", domingo, às 21h.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=1&dia=31&id=366

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Menino Jesus de Praga

Neste domingo 29/01, a comunidade católica do Mº da Caixa D'água encerrou os festejos em homenagem a Menino Jesus de Praga, com uma bela procissão onde os fiéis e devotos do menino Jesus se fizeram presentes.
A festividade teve início na quarta feira, 25/01, com a realização do triduo na igreja da comunidade, eram celebrados por comunidades visitantes, e que se estendeu até a sexta feira.
No domingo pela manhã a comunidade foi acordada, com um maravilhoso louvor a Deus e seguido de um delicioso café da manhã servido a todos os participantes, oferecido pelos festeiros de 2012, os casais Caetano e Sueli, Tião e Graça, ambos moradores antigos da nossa comunidade.  
A coordenação da comunidade agradece  a todos os participantes, visitantes e moradores que ajudaram com suas doações e que viabilizaram a realização desta festa. 
Que o Menino Jesus se faça presente na vida e no coração de cada um morador de nossa cidade.
Texto: Flávio Milk
Fotos: Franciene waleriano
































Refletindo o Evangelho de Domingo

  V Domingo do Tempo Comum – 05/02/2012

       “… pois para isso é que vim.”(V. 38 b)


O trecho do Evangelho de Jesus Cristo escrito por São Marcos, (Mc. 1,29-39) nos conduz a uma realidade do nosso dia-a-dia, comum às nossas famílias, apresentando-nos uma pessoa que padece duma doença aparentemente sem maior gravidade. E diz mais: foram incomodar a Jesus Cristo avisando que uma pessoa estava, simplesmente, com febre.
Ora, será que Jesus Cristo não tinha algo mais importante p’ra fazer, além de saber ou deixar de saber que uma pessoa qualquer, estava doente? Não era então, um despropósito levar a Jesus Cristo a notícia da doença da sogra de Pedro? Afinal, não era ele o Messias, o Filho de Deus? Então, porque importuná-lo com uma coisa tão simples e lhe dissessem apenas o importante?
A questão, porém, superava de longe o efeito demonstração. O que Jesus Cristo queria fazer, e efetivamente o fez, era ser solidário com as pessoas em sofrimento, era servi-las onde e quando fosse necessário.
Foi isso que se deu com a singela cura da sogra de Pedro. Bastou Jesus Cristo tocá-la tirar-lhe a febre para atrair para si todos os enfermos e possessos do demônio.
E assim, toda uma multidão abatida pela dor e, principalmente, pela falta de perspectivas, de fé e de esperança pôde, naquele momento aproximar-se de Jesus Cristo e livrar-se da fatalidade da doença e até da própria morte.
Igualmente importante foi o fato, de aquela mulher ter compreendido a lição: “ela se pôs a servi-los”. Poderia muito bem ter se esquivado ou simplesmente ter dito: “muito obrigada”. Mas não, renovada do corpo, da alma e do espírito, assumiu o serviço com a maior solicitude possível sem que lhe fosse pedido para tomar tal atitude. Com toda a certeza, a maioria das pessoas não atinava para a verdadeira Missão de Jesus Cristo.
Muitos, uma vez curados, voltariam à vidinha de sempre e só a custo de muito esforço de memória se lembrariam dum tal de “Jesus” que uma vez os curou. Fazendo isso, porém, estariam perdendo o essencial da obra de Jesus Cristo.
Seremos nós tão diferentes? Quando é, por exemplo, que nos sentimos impelidos a fazer aquela oração forte, aquela oração que, proferida em voz alta, dá a impressão de mover céus e terra? É quando vai tudo muito bem, obrigado? Ou é quando a saúde está ameaçada e o emprego está a perigo entre uma recessão à vista e a má vontade dum chefe?
Muitos de nós queremos Curas e Milagres, clamamos por isto e provavelmente todos nós precisamos realmente! Jesus Cristo quer realizá-los em nossas vidas, só que, muitas das vezes e quase sempre, queremos que sejam realizadas as obras, conforme as nossas vontades pessoais e impedimos que Ele realize conforme nossas necessidades.
Esperamos por resultados “espetaculares” aos nossos olhos, não parando p'ra perceber que, os verdadeiros Milagres acontecem no interior dos nossos corações; que sem dúvida, serão sempre acompanhados de Sinais de Deus.
“Eu vim para que todos tenham Vida, em plenitude!”       
          
     Fabiano Camara Bensi

domingo, 29 de janeiro de 2012

Comunidade Menino Jesus de Praga

3° dia do trido da festa do Menino Jesus de Praga 27/01/2012, participação das comunidades: Carmo,Peres,Fortaleza e Praia do Anil.
 







 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Adiado lançamento da logo da JMJ‏

Em atenção e solidariedade a todos os familiares das vítimas

do desabamento dos três prédios no Centro do Rio, na 

última quarta-feira, dia 25 de janeiro, o Instituto JMJ 

RIO2013 da Arquidiocese do Rio de Janeiro adiou o 

lançamento da logomarca oficial da Jornada Mundial

daJuventude prevista para acontecer no dia 1º de fevereiro.

Em nota, o Presidente do Instituto e Arcebispo do Rio, Dom

Orani João Tempesta, manifestou  seu pesar e conclamou a 

todos que rezem pelos falecidos, feridos e famílias atingidas 

pela dor que também é de toda a Arquidiocese.

O Arcebispo convocou ainda todo o clero responsável por

Paróquias e Capelas da Arquidiocese para que em todas as 

Missas e Celebrações deste fim de semana, coloque a

intenção pelos falecidos e por suas famílias como sinal de 

que a Igreja Católica está fraternalmente unida aos que 

foram atingidos por tal fatalidade.

Confiante na misericórdia de Deus, Dom Orani convida 

parentes, amigos e autoridades para a Missa de Sétimo Dia

na intenção dos falecidos, a ser realizada no próximo dia 2

de fevereiro,quinta-feira, às 10 horas, na Catedral de São

Sebastião, na Avenida República do Chile.

Campanha da Fraternidade 2012


 O tema da Campanha da Fraternidade 2012 será Fraternidade e Saúde Pública e o Lema Que a saúde se difunda sobre a terra. A abertura da Campanha na arquidiocese Aparecida será no dia 1 de fevereiro de 2012 (quarta-feira), no Colégio Albert Einstein em Guaratinguetá, às 19h.
O evento contará com as presenças do Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e da equipe arquidiocesana da CF.
Os palestrantes serão a  Dra Eliza Maria Jordão Guimarães, médica especialista em Saúde Pública, da Paróquia Puríssimo Coração de Maria de Guaratinguetá e o Diácono Leandro Alves de Souza, assessor da Campanha da Fraternidade da Diocese de Taubaté.

O  Colégio Albert Einstein está localizado na
 
Av Juscelino Kubitschek Oliveira, 957 - Campo do 

Galvão - Guaratinguetá.

Fonte:

Andréa Moroni

Frei Valter

Chegada do Frei Valter


Desde o início deste ano a Paróquia Nossa Senhora da Conceição tem um novo frei carmelitano: Valter Rubens Gomes dos Santos- OC.
Nasceu em Sergipe, tem 52 anos, e há 21 anos frei Valter foi ordenado sacerdote.

Atuou como pároco em Mogi das Cruzes- SP (6 anos), Bela Vista –SP ( 3 anos), Unaí- MG (5 anos),  e em  Vicente de Carvalho-RJ (7 anos). Ainda no Rio foi diretor do São Martinho (7 anos) e de lá, veio para Angra, cidade onde  morou e  estudou há 30 anos, antes de ir para o seminário.
Frei Valter começou a celebrar missa na primeira semana de janeiro, após as férias do nosso pároco , frei Fernando Bezerra.

Nas fotos, um dos momentos de sua celebração ao lado dos ministros e do diácono Evilázio. 
Nas fotos, clicadas em frente ao Convento do Carmo, apresentamos o sorriso do frei Valter  aos nossos blogueiros.  
Desejamos a ele  as boas vindas e que Deus continue iluminando sua missão!

Foto e texto:
Dalizania Melo -  Pascom







    

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Menino Jesus de Praga

A comunidade católica do Morro da caixa d'água esta em festa, em homenagem ao seu padroeiro Menino Jesus de Praga. 
O tríduo de preparação da festa começou dia 25/01, contando com a participação de várias comunidades.

1° dia do trido da festa do Menino Jesus de Praga 25/01/2012 participação das comunidades: Vila Velha, Bonfim, Gipóia,São Bento e Abel.
























2° dia do trido da festa Menino Jesus de Praga 26/01/2012 participação das comunidades:Carioca,Santo Antonio,Centro e Tatu