terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Refletindo o Evangelho de Domingo

 III Domingo do Tempo Comum – 22/01/2012

"Vinde após mim eu vos farei pescadores de homens." (Mc.1,17)

Após Jesus Cristo ter vivenciado dois momentos muito importantes – um no Rio Jordão, com a oportunidade de experimentar, pessoalmente, a Voz e a presença de Deus Pai; outro no deserto experimentando o poder e a Unção do Santo Espírito – depois de ter tido uma verdadeira "experiência espiritual", Ele dá início à sua Missão, ao seu Ministério, que poderíamos chamar de  "O Ministério Público de Jesus Cristo."
Conforme nos escreve São Marcos: "Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: 'Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: Fazei penitência e crede no Evangelho." (V. 14B-15)
Jesus Cristo começou, então, o seu "Ministério" por onde João Batista terminou. Começou também, pregando a "penitência", que é sempre a conseqüência do  arrependimento e da remissão dos pecados, o que nos leva à reconciliação com Deus e acrescentando: “Crede no Evangelho”.  É com a "penitência" que nós experimentamos e encontramos um meio de fazer o "Bem". É uma demonstração de que temos um desejo de reparar o "Mal" ocasionado por nossas incoerências.
E caminhando ao longo do mar da Galiléia, Jesus Cristo viu dois irmãos pescadores, que lançavam rede ao mar: Pedro e André. Disse-lhes: "Vinde após mim e vos farei pescadores de homens."(V.17) Mais adiante viu outros consertando as redes, chamou-os logo: “Eles deixaram na barca seu pai …e o seguiram”(V.20)
Jesus Cristo escolhe os primeiros discípulos que poderíamos chamar de: Companheiros de Ministério. Escolhendo-os, Ele nos ensina que:
a)    no Ministério da Evangelização, não é ideal que se caminhe sozinho;
b)    que um discípulo deve sempre pensar em ensinar a outros, a fazer outros discípulos;
c)    que não basta teoria, é necessária a convivência para se aprender na prática;
d)    que Deus prefere chamar pessoas ocupadas e não aquelas acostumadas à ociosidade;
e)    que Deus não nos escolhe pela nossa capacidade, Ele capacita todos os escolhidos; 
f)    que para estar a serviço do Reino pode ser necessário renunciar ou deixar alguma coisa;
g)    que a obediência ao chamamento de Deus deve ser espontânea e imediata.
O que significa para nós o Ministério de Jesus Cristo?
Temos ouvido o chamamento de Jesus Cristo para o serviço?
Temos deixado ou renunciado a alguma coisa para O seguir?
Que Deus nos mostre a nossa “Vocação”, nos ajude e nos dê o Dom de servir!
                      “Eu vos chamo pelo nome. Vem!”


                            Fabiano camara bensi

7 comentários:

  1. Vcs nao respondem as mensagem que mandamos?

    ResponderExcluir
  2. mandei e nao obtive resposta

    http://www.paim.net.br/pnsc/index.php?option=com_rsform&Itemid=54

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande por aqui querida ou no email: michellinealves@hotmail.com
      ou pelo fale com o pároco e ou secretaria da paróquia ok ? abraços.

      Excluir
  3. Eu ja ,mandei pelo fale com secretaria da paróquia e nada,

    É que meu trabalha no rio e dorme no 'abrigo' dos funcionarios lá, só pode vir a Angra aos fds que folga, mas fui até a IGREJA DA MATRIZ e me informaram que para dar entrada no processo de casamento religioso é toda quinta feira a partir das 19h30, pois bem, assim meu noivo pede para sair do trabalho dele na hora do almoço de quinta feira, e vem para irmos ate a igreja, e retorna ao rio na sexta de manhã para trabalhar. Acontece que temos ido fielmente ate a igreja do carmo, toda quinta feira (desde antes do natal) e ficamos lá, plantados de 19h30 até 21hrs e nao aparece NINGUEM, nenhuma informação, nenhum cartaz avisando, NADA, isso já se repete ha 4 semanas, é chato falar isso, mas nao temos uma situação financeira boa, e meu noivo ainda tem que gastar pra vir na quinta e voltar na sexta a toa, queria saber a VERDADE, sobre quando vao começar as inscriçoes para o casamento, e nao somos o unico casal, tem ate um casal que chegou a encontrar com o rapaz que faz o curso de noivos, e mandou eles voltarem na proxima quinta e tb nao sabia explicar o motivo de nao estar funcionando a secretaria. Ao todo, tem uns 3 casais nessa luta, um se nao me engano desistiu e foi tentar em outra igreja, eu estou pensando em fazer o mesmo, pois tenho data para me mudar e meus pais nao aceitaram que eu me mude sem me casar com a bençao de deus em uma igreja.

    Por favor, preciso de informaçoes.

    ResponderExcluir
  4. querida pedimos mil desculpas, se houve esse desencontro de informações, mas as inscrições para casamento retorna dia 26/01/11. neste dia pode ir que terá um casal lá pra atende-los, o casal se chama Gessy e Lucy. desde já pedimos desculpas pelo transtorno mais ocorreu devido as férias ok?
    abraços. Micheline Alves

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem, por incrivel que pareça essa quinta nao poderei estar comparecendo, mas na proxima se deus quiser rs.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.