sábado, 7 de janeiro de 2012

Aniversário de Angra dos Reis

                   Angra: Festeja 510 anos 


 A população angrense comemorou os  510 anos de Angra dos Reis. As festividades, organizadas pela prefeitura e Cultuar, começaram na quinta-feira, dia 5, e continuaram noite a fora até a sexta-feira, dia 6, aniversário da cidade.
 Nessa mesma data, em 1502, apenas dois anos após o descobrimento do Brasil, o navegador Gonçalo Coelho havia encontrado um paraíso de muitas ilhas, montanhas, rios e verde. O local era uma angra, uma enseada largamente aberta. E como era o dia dos Reis Magos, foi batizado de Angra dos Reis. Assim começava a história de uma das cidades mais belas do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país.
     A tradicional sessão solene contou com a palestra do jornalista Sidney Rezende que declarou:   – Angra precisa investir em educação, da base ao ensino superior, incluindo instituições públicas e privadas – O jornalista falou também o meio ambiente , afirmando que os próximos governantes devem incluir uma agenda ambiental em suas plataformas. 
A sessão também serviu para agraciar 15 pessoas com o título de Cidadão Angrense Honorário.
 Dentre os homenageados, estava a cantora Elba Ramalho, que  participou do corte do bolo e fez show na Praia do Anil. E enquanto a sessão era realizada no Aquidabã, as ruas do Centro eram o palco da tradicional Corrida dos Santos Reis, evento esportivo que sempre figura entre as festividades pelo aniversário da cidade. Os atletas largaram na Avenida Júlio Maria, em frente ao Cais Santa Luzia, e percorreram 5 km até o local da chegada, também em frente ao cais.

                             CORTE DO BOLO 


 Após o fim da prova, as primeiras pessoas já começavam a chegar à Praça Nilo Peçanha, onde fica a sede da prefeitura, para assistir ao Coral da Cidade, à banda da Defesa Civil e aos grupos de Folia de Reis que se apresentaram antes do tradicional corte do bolo de aniversário de Angra. O primeiro a se apresentar foi o João Alves e Filhos, de Lídice, distrito de Rio Claro. Também passaram pelo palco montado pela Cultuar as folias do Quilombo do Bracuí, do Marcão, Irmãos Moreira, Manoel Ramos, e do Codrato, a quem, tradicionalmente, cabe a honra de bater na porta da prefeitura à meia-noite para que o prefeito abra as portas e receba a população para o corte do bolo.
      Ao  comer um pedaço do bolo tem sempre um premiado com a  aliança escondida nele. Diz a lenda que quem acha a aliança se casa em breve, mas dessa vez o felizardo vai ter que esperar um pouco. A aliança foi encontrada pelo pequeno Robson Tavares Filho, de apenas três anos.


             MISSA DE ANIVERSÁRIO DE ANGRA


 Encerrando as atividades comemorativas da manhã do dia 06 de janeiro, foi celebrada uma missa alusiva aos 510 anos de Angra dos Reis na Igreja da Matriz.
 O prefeito Essiomar Gomes, juntamente com o secretários Fernando Grande e Luciana Rabha e o vereador Cordeiro entre outros  assistiram à cerimônia, celebrada pelo frei Donizete, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A missa teve o hino de Angra e foi aberta e encerrada por grupos de Folia de Reis.     
 Durante a homilia, frei Donizete  lembrou que o orçamento do  município é muito alto e  cobrou dos governantes mais empenho para resolver o problema de saúde  e saneamento, além de outras questões urgentes  em benefício a população de Angra. O sacerdote foi aplaudido pelos fieis.  Oremos para que todos se comprometam mais com a verdade, com  a humildade  e a justiça!  























Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.