“Mestre, onde moras?… Vinde e vede.” (V. 39a)
Na Liturgia do 2º domingo do Tempo Comum, João Batista aponta Jesus Cristo, anunciando: “Eis o Cordeiro de Deus.”
(Jo. 01, 36b)
João Batista apresenta Jesus Cristo de uma forma muito ousada, junto ao povo de Israel, dizendo: “Este é o cordeiro de Deus, aquele que veio para tirar o pecado do mondo”, (Cf. Jo. 1,29B).
Sim, ousada, porque para o povo de Israel, a Salvação que haveria de vir, O Messias, seria somente para eles “o povo escolhido de Deus”; Isso é o que realmente estava na cabeça deles. Era na verdade, a esperança de um povo muito sofrido, um povo que vivia sob forte opressão.
Certamente, o povo já sabia da presença de Jesus Cristo o Salvador e Restaurador de toda a humanidade, citado pelo profeta Isaias: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo." (Is. 49,6)
Jesus Cristo, Senhor! Não somente de um povo onde, até então, só tinha conhecimento da existência de Deus, com o poder de perdoar os pecados, mas é ainda mais: não só perdoar, é Deus na pessoa de Jesus Cristo, aquele que: "… tira o pecado do mundo", — de todo o mundo!
Os Discípulos de João Batista, certamente, já sabiam a respeito de Jesus Cristo, tanto é que, ao se aproximarem, Jesus Cristo pergunta: “Que procurais?” Eles O interpelam com outra pergunta: “Rabi
(que quer dizer Mestre), onde moras?” A resposta foi uma ordem: “Vinde e vede.”
Jesus Cristo é… a Salvação de Deus, a Salvação de todas as raças, culturas e nações. Ele mora e vive, está vivo e quer viver nos corações de todos os homens e mulheres, filhos e filhas de Deus. Embora muitos não percebam, Ele está Vivo, Sim!!!
Para alguns, Ele é somente um simples morador!
Para outros, Ele é somente um mero visitante!
Para muitos, Ele é somente um ilustre convidado!
Mas Ele, em Deus na unidade com o Espírito Santo, vive em nós, mora em nós, porque o Viver de Jesus Cristo está além de nossas vontades.
É um ato deliberado de Amor e Misericórdia que também vai além de ser um simples… Morador. Um mero… Visitante! Ou um Ilustre… Convidado!
Ele quer verdadeiramente… habitar em nós! Fazer morada permanente! Participar de toda a nossa vida, em todos os sentidos, não para nos escravizar, mas para ser Luz do nosso "existir", do nosso "ser", do nosso "sentir" e participar de todo o nosso "viver".
Como diz São Paulo: "…o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor e o Senhor é para o corpo; … ou ignoreis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? " (1 Cor. 06, 13.19a)
“Vem e segue-me, Eu sou O Senhor! “Vem!!!”
Fabiano Camara Bensi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.