segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Refletindo o Evangelho de Domingo


Epifania do Senhor – 08/01/2012

"Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". (V. 2)

Dia da Epifania (a Manifestação do Senhor). É um dia muito especial, estaremos Celebrando os sinais de Deus anunciando ao mundo que a Luz do céu está definitivamente entre nós.
Quando os Magos, sábios e estudiosos dos astros, chegaram à Jerusalém perguntando: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo." (V. 2)
Todo o povo de Jerusalém e também o rei Herodes ficaram perturbados. O rei, imediatamente, convocou os escribas (Conhecedores das leis) e os sacerdotes: "e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo." (V. 4-6)
O rei Herodes, então, ordenou-lhes: "Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me para que eu também vá adorá-lo."(V. 8). Claro, o que ele queria era matar o Menino! O grande sinal de Deus vindo do céu se direcionava, exatamente para um ser tão frágil, tão dependente, tão simples, tão pobre, tão inocente, tão puro...
Os reis magos, no entanto, levaram “Ouro”, “Incenso” e “Mirra” para reverenciar o Menino.
Mas, o que teria levado os magos a abandonar a segurança de sua terra natal para se aventurarem numa viagem longa e perigosa?
Mais do que a simples curiosidade havia uma grande fé baseada em alguma promessa que, não se sabe exatamente como, estava guardada em seus corações, talvez há várias gerações. O certo é que, visto o sinal, partem movidos pela fé.
A fé não lhes abre unicamente um mapa. Abre-lhes também o coração com seus tesouros. Daí a oferta, ouro, incenso e mirra, presentes que desde os tempos antigos significavam muito para o povo, certamente para eles tinha um significado específico:
*ouro – a realeza do menino, o Cristo;
*incenso – a sua natureza Divina;
*mirra – a sua disposição de morrer em Sacrifício.
Nesse sentido, a atitude dos magos, é um grande exemplo.
Certamente perceberam que aquela Criança era o Emanuel, o Deus Conosco, a Promessa do Pai, o Messias, o único capaz de destruir definitivamente o mal, incomodar e derrubar poderosos, restaurar e ressuscitar vidas, trazer do céu todas as Bênçãos Espirituais, mostrar ao mundo que são os simples, os escolhidos e adotados como filhos do mesmo Pai, que por sua Graça teriam a redenção para remissão dos pecados, e seriam verdadeiramente salvos.
Será que nós valorizamos este dia, este acontecimento, ou estamos mais preocupados em "desmanchar o presépio" e "tirar as luzes que enfeitaram a nossa casa na época do Natal"?

“Eu sou a Luz Verdadeira, a Luz que não se apaga!”

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.