quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Contos de Ceinha...

                       O Povo Errante.

Adilcéa (Ceinha)
  Era uma vez no alto do morro do bulé um povo que vivia mais perto de Deus, esse era um povo muito pobre; alguns até que viviam de plantar milho, mandioca, banana, etc...
  Mas existia nesse morro uma sensação de liberdade, uma alegria que se manifestava ao cair da noite, quando as crianças se aquietavam e as pessoas sentavam nos seus quintais e ali eles proseavam; compadre pra lá e compadre pra cá, até o sono chegar era um converse só.
  A lua brilhava tão perto que a impressão que se tinha era de poder pegá-la com as mãos e esse era um povo montanhês orgulhoso, que tinha a alegria de dizer que era a terceira geração montanheira, sentia muitas vezes essa pobreza extrema chegar a sua porta, mais era orgulhoso da sua montanha.
  Angra estava aos seus pés, esse povo era o guardião das matas, das águas, das nuvens e do vento que cortava a cidade; povo feliz que se contentava com o feijão com farinha e até que às vezes com um gambá pego em seu quintal, um pirão de peixe que às vezes ganhavam no cais e assim viviam os “Buleianos” na conformação que todos os dias seriam iguais; pobre povo montanhês, mal sabia que a natureza que chorava com os pingos da chuva iria fazer descer o seu paraíso.
  Para onde vamos? Quem fará um barraco pra nós? Dizia o povo assustado. E a ordem chegou: todos para baixo e então todos lentamente um a um deixaram o seu paraíso, sua história; suas raízes ficaram na lembrança dos cantos dos pássaros, no barulho das águas, na lua, nas nuvens e nas estrelas.
  Chora a mata, os pássaros que fugiam das crianças e até as cobras que desceram o morro procurando os moradores do seu quintal. Fica a saudade e a lembrança de um povo que era feliz com tão pouco e agora está nas mãos de Deus.


                             Aldicéa Souza Guimarães. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.