domingo, 1 de abril de 2012

Semana Santa

Na Semana Santa, missas, procissões e via-sacra vão movimentar Angra


As atividades da Semana Santa no Centro de Angra, com o tema “Não só de pão vive o homem”, começam nesta sexta-feira, 30, organizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição com o apoio da Ordem Terceira do Carmo, irmandades e movimentos da igreja, além do apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra, que está confeccionando os altares que vão enfeitar os caminhos das procissões e via-sacra e fornecendo toda a infraestrutura necessária como ornamentação, som, iluminação, banda de música e fogos.
A programação na noite de sexta-feira é iniciada às 19h, com a via sacra paroquial, que sai da igreja Matriz em direção a do Carmo. No sábado acontece missa na igreja do Carmo às 19h30.
No Domingo de Ramos, 1º de abril, as celebrações começam às 8h com a bênção dos Ramos, na igreja São Francisco, no Convento de São Bernardino de Sena, seguida de bonita procissão até a Igreja do Carmo, onde será realizada a missa e a bênção dos galhos de palmeiras levados pelos fiéis. A programação segue no domingo com duas missas na igreja do Carmo, às 18h e 20h. Após a procissão de Ramos, haverá missa na Igreja do Carmo.
No dia 2, segunda-feira, será realizada missa na igreja do Carmo seguida da procissão do Depósito para a Igreja Matriz, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, acompanhada pela Irmandade de São Benedito e Ordem Terceira do Carmo. A procissão será recebida pelos grupos Apostolado da Oração, a Liga Católica, os Congregados Marianos e a Ordem Terceira de São Francisco e seguirá para a igreja Matriz.
Na terça- feira, dia 2, é a vez de uma das mais bonitas e emocionantes celebrações da Semana Santa de Angra, que é a Procissão do Encontro entre Jesus e Maria. Nela as imagens do Senhor dos Passos, acompanhada pela Irmandade de São Benedito, Apostolado da Oração, Liga Católica e Congregados Marianos, percorrerão os cinco passos da via-sacra e se encontrarão, no largo da Matriz, com a procissão de Nossa Senhora que sairá da igreja do Carmo às 20h, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo.
As atividades religiosas seguem na quarta-feira santa, 4, com missa no Carmo, a partir das 7h e missa solene da Bênção dos Óleos, na igreja de São José (Village Jacuecanga), com toda a Diocese de Itaguaí.
No dia 5, quinta-feira santa, às 7h30, missa no Asilo São Vicente de Paula e, às 19h30, Missa do Lava-pés, na igreja do Carmo, seguida de trasladação do Santíssimo para a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e adoração até 22h.
Na Sexta-feira da Paixão as celebrações religiosas são iniciadas às 7h, na igreja da Ordem Terceira do Carmo, com adoração até as 12h. Às 15h na igreja do Carmo é celebrada a Paixão do Senhor, adoração da Santa Cruz e Santa Comunhão.
A tradicional Procissão do Senhor Morto sairá da igreja do Carmo às 19h, percorrerá o itinerário de costume, acompanhada pelas associações religiosas, movimentos e o povo em geral. Nos diversos passos, Verônica cantará a lamentação.
No Sábado Santo, às 19h, começa a Vigília Pascal, com bênção do fogo, do círio pascal, da água, renovação das promessas do batismo e celebrações de batismo.
Uma bonita procissão, a de Cristo Ressuscitado, abre o Domingo de Páscoa, às 5h, saindo da Igreja do Carmo para a igreja Matriz, seguida de missa. Logo após haverá café comunitário. Os festejos são encerrados com missas na igreja do Carmo às 18h e às 20h.
Fonte: Nádia Valverde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.