domingo, 1 de abril de 2012

Refletindo o Evangelho de Domingo


Domingo de Ramos – 01/04/2012

"E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor." (Fl. 2,11)

Domingo de Ramos ou "A Entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém" que marca o término da "Quaresma" e o início da "Semana Santa". Muitos acontecimentos importantes serão celebrados nesta semana.
Com o Evangelho de Jesus Cristo, escrito por São Marcos (Mc. 11,1-10), a Liturgia deste domingo nos proporciona participar, como membros vivos de um acontecimento anunciado pelo profeta Zacarias: "Dizei à filha de Sião: (referindo-se à cidade de Jerusalém) Eis que teu rei vem a ti, cheio de doçura montado numa jumenta, num jumentinho, filho da que leva o jugo." (Cf. Mt. 21,5)
"A Entrada Triunfal em Jerusalém" ficou marcada por um fato até então inédito: Jesus Cristo permite ao povo manifestar-se de sua própria maneira, deixa que cada um mostre seu entusiasmo com toda liberdade sem qualquer intervenção: "Então a multidão estendia os mantos pelo caminho, cortava ramos de árvores e espalhava-os pela estrada."
Esse acontecimento permite que o povo exteriorize seu sentimento, suas alegrias e suas esperanças de uma forma surpreendente: : “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!”
O que nos deixa felizes é saber que em todo o mundo, neste domingo, seja nas Comunidades, ricas ou pobres, grandes ou pequenas, na cidade ou no interior, onde houver a Celebração do Domingo de Ramos, esta manifestação popular poderá ser repetida, por um povo que queira realmente Celebrar!
A Entrada Triunfal em Jerusalém foi um propósito de Jesus Cristo, não que Ele quisesse se mostrar, mas que fosse cumprida a profecia a este respeito. Podemos buscar neste propósito algumas consequências:
a)  a multidão que o aclamava é a mesma que o condenou: como ainda hoje, muitos O aclamam, mas não O ouvem nem seguem os seus ensinamentos;
b)a Sua entrada em Jerusalém mudou complemente a rotina da cidade, foram substituídos alguns valores: é semelhante à Sua entrada em nossos corações, Ele muda o nosso modo de pensar, de sentir e de agir, restaura a nossa alegria de viver, nossa esperança, mostra-nos novos valores que dão real sentido à nossa vida.
 Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos e o aclamaram como Rei.
E p'ra você, meu irmão ou minha irmã, quem é este?

“Eis que venho para fazer a vontade do Pai!”
 

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.