quarta-feira, 18 de abril de 2012

Danças da Festa do Divino.

Ensaios para as danças da Festa do Divino de Angra

vão começar na segunda-feira, na Casa Larangeira


Inscrições continuam abertas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

A Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição estão se reunindo e iniciando os preparativos para a tradicional e secular Festa do Divino Espírito Santo, de 18 a 27 de maio. A parte religiosa começa no dia 18, com a realização das novenas na igreja Matriz, às 19h30; e a parte cultural, com todas as danças, passeatas, figuras folclóricas características, se inicia no dia 25 de maio, quando chega, às 10h, de barco, no Cais de Santa Luzia, o Menino Imperador, que abre oficialmente o festejo cultural.
As inscrições para as danças do Divino, Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos continuam abertas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Ainda existem vagas para todas as danças. 
Os ensaios das danças vão começar, na Casa Larangeira, no Centro da Cidade, a partir de segunda-feira. A Dança dos Coquinhos será às terças e quartas-feiras, das 18h às 19h. As Jardineiras ensaiarão nas segundas-feiras, das 18h às 19h; e nas sextas-feiras, das 19h às 20h. Os Lanceiros farão seus ensaios às quintas-feiras, das 18h às 20h. E os Velhos, aos sábados, a partir das 14h.

A festa é uma das mais ricas em simbolismos culturais do município e envolve centenas de pessoas, folias do Divino, Igreja Católica e a população. O grande festejo é composto por diversas programações, como chegada do Menino Imperador , passeata, encenação da soltura de um preso, almoço comunitário; coroação do Menino Imperador, apresentações de danças típicas e tradicionais durante três noites, em um grande tablado da Praça do Cais de Santa Luzia; missa solene com distribuição de pães bentos; e finalmente, a grande procissão, que precorre diversas ruas da cidade, atraindo uma multidão
Nádia Valverde- Cultuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.