segunda-feira, 30 de abril de 2012

Refletindo o Evangelho de Domingo...


V Domingo da Páscoa – 06/05/2012

"Permanecei em mim e eu permanecerei em vós.
"(Jo. 15,4)

Na Parábola "A Videira e os Ramos", Jo. 15,1-8, Jesus Cristo, começa dizendo: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor."(V.1a).
É uma "mensagem" de confiança que Ele quer transmitir aos seus Discípulos, porém acompanhada de uma "ordem": "Permanecei em mim…" seguida de uma "promessa": "e eu permanecerei em vós", com uma justificativa, para que esta "ordem" e esta "promessa" se tornem um "princípio eterno": "O ramo não pode dar frutos por si mesmo, se não permanecer na videira." (Cf. Vs.1-4b)
Ninguém jamais falou como Jesus Cristo. Em outras oportunidades Ele falou dos lírios dos campos, das flores, dos pássaros… e agora nos fala de uma videira e seus ramos. Seja no campo ou nas cidades, são coisas que sabemos que existem, estão à nossa volta, no nosso dia-a-dia que não nos causam nenhum problema, não nos cansam, mas agradam. Se olharmos atentamente, vamos ver que nos recordam que tudo aquilo que existe quer dizer alguma coisa.
Jesus Cristo sempre se refere àquelas coisas que parecem menos úteis, como se elas pudessem dizer-nos mais do que as outras... "A semente é pequena", "a árvore é grande", "a figueira pode reflorescer", e agora nos fala que "os ramos precisam da videira…", "a planta é podada para dar mais frutos...", etc.
Quando lemos a Parábola da videira e os ramos, quase sempre nos prendemos a uma condição: "Todo o ramo que não der fruto em mim em mim Ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto."(V.1 b-2)
Jesus Cristo nos convida a entrar na cena, ou…, "entrar em cena", tornando-nos coadjuvantes da história,  ou da Parábola, como queira:
1º-"Eu sou a videira verdadeira, e meu pai o agricultor." Ele está dizendo:  "Eu tenho um corpo (minha Igreja)  e foi o Pai que o construiu."
2º-"Não podeis tampouco dar frutos, se não permanecerdes em mim". Ele está dizendo: "Deste meu corpo vós sois os membros".
Normalmente, tudo que fazemos é: "Por Cristo!", quase sempre: "Com Cristo!", nem sempre: "Em Cristo!".
Mas, o que é "dar frutos"? Numa árvore, a "videira" por exemplo, geralmente, os frutos são os cachos de uvas que nascem dos ramos. Será que a função dos ramos é só produzir… "cachos de uvas?"
Para a nossa reflexão pessoal, vamos buscar uma citação de São Paulo, na carta que escreveu aos romanos: "Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós, somos membros uns dos outros. Temos Dons diferentes, conforme a Graça que foi conferida."
 (Rm. 12, 4-6)

"Permaneçam em mim, é o que eu quero mais."


Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.