domingo, 22 de abril de 2012

Refletindo com Serginho...

É possível um cristão entrar em depressão? 
Sim, qualquer pessoa pode entrar em depressão, tendo ou não conhecimento de Deus. Muitos santos de Deus do Antigo e Novo Testamento são vistos em momentos de profunda depressão e desespero. Jó é um que sabia muito bem o que era sentir-se deprimido: "Na angústia do meu espírito... na amargura da minha alma... de modo que eu escolheria antes a estrangulação, e a morte do que estes meus ossos." (Jó 7:11-16).                                                                         Ao contrário do que muitos cristãos pensam que um cristão só passa por depressão se estiver com algum problema em sua vida ou comunhão com o Senhor, encontramos Paulo também profundamente deprimido em mais de uma ocasião, como ele mesmo conta em (2 Coríntios 7:5): "Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro. Mas Deus, que consola os abatidos [deprimidos], nos consolou com a vinda de Tito". A palavra "abatidos" aparece traduzida em algumas versões como "deprimidos". Portanto, ao referir-se que Deus consola os deprimidos, Paulo estava falando de sua condição naquele momento.
A pressão que ele sofria, tanto de seus perseguidores como das responsabilidades que tinha para com o povo de Deus chegavam a limites humanamente intoleráveis em muitas ocasiões: "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos".(2Coríntios 1:8) Como podemos ver meus amados,todos nós estamos sujeitos a passar por estas cruzes mas cabe a cada um de nós, termos a coragem, seguir em frente e vencer esta batalha,pois não estamos sozinhos , segue algumas dicas para vencermos esta batalha. Adotando hábitos saudáveis em sua rotina, o ser humano pode tentar evitar a depressão.
1 – Faça exercício físico diário (natação, caminhada ou ciclismo). O exercício físico aumenta a produção de betas endorfinas e encefalinas, que dão a sensação de bem-estar e disposição.
2 – Durma bem.                                                                     3 – Evite dormir durante o dia, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa.
4 – Evite atividades excitantes (esportes, programas de TV violentos, telefonemas, discussões) uma hora antes de dormir. Dê preferência a atividades relaxantes (música).
5 – Tome sol no início da manhã ou final da tarde, que promove o aumento da melatonina, substância do ciclo sono-vigília e do humor humano.
 6 – Disponha de tempo para relacionamentos familiares e sociais. 
 7 – Busque atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que sejam prazerosas
 8 – Façam atividades em ambientes abertos (praças, paisagens onde existam mata, montanha, mar, etc.). Já atividades em locais fechados, como assistir à TV, computador, videogames, sons altos, etc. são estressantes e viciam. 
9 - Invista em lazer nos finais de semana que saia da rotina de casa. Tenha criatividade.
10 – Evite, se possível, muita exposição a ambientes artificiais, com ar condicionado, carpetes, vidro fumê, etc. que provocam desgaste físico e psicológico.
11- Invistam em hobbies (costura pintura, jardinagem, pescaria, etc.).
12 – Evite produtos do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba que são excitantes e interferem na qualidade do sono.
13 – Não use anfetaminas (remédios para emagrecer), pois provocam irritabilidade, insônia, agressividade e depressão.
14 – Inclua na alimentação o consumo de folhas verdes, como couve, alface e outras. Elas contêm tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a seretonina, que regula o humor, pensamento e ação. 
15 – Beba no mínimo 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular que provoca estresse em nível cerebral. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará”
Um abraço a todos os irmãos em cristo!
Até a próxima semana, com a reflexão:
 Como Posso ser imagem de Cristo Hoje?

Fonte: Adotando hábitos saudáveis
site vida em cristo.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.