quinta-feira, 5 de abril de 2012

Procissão do Encontro...

Angra celebra a Procissão do Encontro,

uma das celebrações mais emocionantes

 da Semana Santa

Com a participação dos grupos de catequese, Banda Jardim Sarmento, irmandades e ordens do Centro da cidade, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), celebrou na noite de terça-feira, 3, às 19h30,a Procissão do Encontro, uma das mais emocionantes da Semana Santa em Angra dos Reis, inspiradas pelas orações dos freis Fernando e Válter.
A procissão tradicionalmente sai terça-feira da Semana Santa e os preparativos começam na segunda-feira, quando os fiéis realizam a Procissão do Depósito, a partir das 19h, conduzindo o Senhor dos Passos (Cristo na cruz), da igreja da Ordem Terceira do Carmo para a igreja Matriz, que é o local de onde ele sai para percorrer os passos da via-sacra e se encontrar com Nossa Senhora das Dores (representação de Maria na Semana Santa).
Para a procissão do Encontro, a Cultuar confecciona, ornamenta e sonoriza, com o apoio dos fiéis da paróquia, os diversos palcos que são distribuídos pelas ruas do Centro, onde são celebrados religiosamente os passos de Jesus para a crucificação.
A procissão é composta por dois cortejos: o principal, que sai da igreja da Matriz com o Senhor dos Passos percorrendo a via-sacra e o segundo, que sai da igreja da Ordem Terceira do Carmo com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
Os cortejos religiosos se encontraram em frente à igreja Matriz, onde foi feita uma linda oração explicando a simbologia do ato. Em seguida as duas imagens, acompanhadas da população e grupos religiosos, seguiram em procissão até a igreja da Ordem Terceira do Carmo.
As atividades da Semana Santa em Angra continuam até Domingo de Páscoa. Hoje, 4, foi celebradamissa na igreja do Carmo, às7h30. Às 18h será a vez da Missa dos Santos Óleos, na igreja de São José (Village), com a participação de toda a Diocese de Itaguaí.
Na quinta-feira, 5, acontecerão duas missas no Carmo: a primeira, às 7h30, e a tradicional Missa do Lava-pés, às 19h30.
Ainda na igreja da Ordem Terceira do Carmo, na sexta-feira, 6, serão realizadas: a Adoração, com celebrações das 7h às 12h; Celebração da Paixão do Senhor, às 15h; e às 19h, Procissão do Senhor Morto.
A Procissão do Senhor Morto sai da Ordem Terceira do Carmo. É um cortejo triste ao som das matracas, com hinos especiais e o canto de lamentação da Verônica, representada por uma atriz.
No sábado, a programação religiosa do Centro da cidade continua com celebração da Vigília Pascal, às 19h. No Domingo de Páscoa, a cidade amanhece realizando a Procissão da Ressurreição, que sai às 5h da igreja do Carmo para a Matriz, seguida de missa e café comunitário. As celebrações terminam á noite com missas às 18h e `as 20h na igreja do Carmo.
Texto: Dalizânia Mello 
Fotos: Edinho Lima
Fotos: Vânia Conceição




A seguir  Fotos de Vânia Conceição:






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.