segunda-feira, 9 de abril de 2012

Refletindo o Evangelho de Domingo


2º Domingo da Páscoa – 15/04/2012


"…  A Paz esteja convosco!" (Jo. 20, 19b)

No Domingo à tarde, no dia da Ressurreição, Jesus Cristo vai ao encontro dos Discípulos, após ter aparecido e conversado com várias pessoas. Os seus Discípulos estavam em algum lugar, com as portas trancadas, por medo dos judeus.
Quando Jesus Cristo entrou onde eles estavam, ou melhor, quando: "Pôs-se no meio deles", a primeira saudação foi: "A Paz esteja convosco!"(V.19c).
Na verdade, Jesus Cristo quer dizer naquele momento para os Discípulos: "Não temais, pequeno rebanho, Eu estou no meio de vós", "Não tenham medo, Eu sou a Paz". "Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os Discípulos alegraram-se ao ver o Senhor." (V.20).
Os Discípulos não tiveram nem tempo de avaliar o que estava acontecendo, naquele reencontro. Nos últimos momentos que eles passaram junto do Senhor, tomaram atitudes de profunda fragilidade humana, que só Jesus Cristo pode compreender, e compreendeu, tanto é, que os perdoou sem nada cobrar.
Jesus Cristo conhecia o coração de cada um deles e deu-lhes uma lição: Um grande exercício da Misericórdia é sem dúvida, a prática do Perdão, lição que… certamente, aprenderam!
Percebendo a alegria e a segurança que brotava de seus corações, Jesus Cristo, "Disse-lhes outra vez: A Paz esteja convosco!" E acrescentou: Como o Pai me enviou, assim também Eu vos envio a vós."(V.21) Jesus quer falar novamente para os Discípulos: "Coragem,  do mesmo modo que o Pai confiou em mim Eu confio em vocês."
Logo que os Discípulos encontraram Tomé, que não presenciara esta lição de Misericórdia, comentaram com os corações repletos de alegria: "Vimos o senhor". Tomé então, diz em outras palavras: "Se eu não tiver provas visíveis, não acreditarei!".
Oito dias depois, Jesus Cristo pôs-se no meio deles novamente e disse: "A Paz esteja convosco", Tomé então, teve a oportunidade de tocar no Senhor, mas sem tocá-lo diz: "Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Crestes, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto."(V.29)
Tomé nem chega a tocar nas chagas, mas transmite-nos o mais autêntico grito de Fé: “Meu Senhor e meu Deus!” Nenhum dos apóstolos, nem mesmo Pedro, chamara ainda a Jesus Cristo de… “Meu Deus!”. Tomé é o primeiro que dá então à palavra Senhor o sentido pleno: Deus, Aquele que É!
É claro que todos desejamos a Paz, mas quase sempre não sabemos procurá-la nem onde se encontra; muitas vezes, nos servimos da violência, na busca de… Paz! É importante crer que só em Jesus Cristo se encontra a verdadeira Paz, que é o verdadeiro fruto do seu Mistério Pascal.
Encontramos a verdadeira Paz quando proclamamos: “Meu Senhor e meu Deus!”
Jesus Cristo está falando para cada um de nós, hoje:
"Eu estou no meio de vocês."

Fabiano Câmara Bensi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.