sábado, 21 de julho de 2012

XVI Domingo do Tempo Comum - Mc 6, 30-34

O texto do Evangelho deste domingo começa com o retorno dos discípulos, que voltaram entusiasmado do sucesso da missão que eles desenvolveram em nome de Jesus.

Como Bom Pastor, Jesus reúne seus discípulos e os leva ao deserto para ficar a sós com eles e descansar um pouco, Mc 6,31. O deserto era o lugar onde o pastor costumava reunir suas ovelhas para restaurar sua forças. ( Sl 23,23 ). Esta atitude de Jesus revela a preocupação e o cuidado que ele tinha para com seus discípulos. No entanto, a multidão viu a intenção de Jesus, pois o viram partir, o reconheceram e o seguiram a pé dando a volta por outro lado, reuniram pessoas de diversas cidades e chegaram antes de Jesus e seus discípulos.
Quando Jesus desembarcou e viu aquela multidão teve compaixão, pois eram como ovelhas sem pastor.

Vendo aquela multidão e percebendo as suas necessidades começa a ensinar muitas coisas sobre o Reino de Deus. Esta narrativa do Evangelho nos leva a fazer as seguintes reflexões:
 
- Jesus é o Bom Pastor que nos conduz e nos orienta para sermos fiéis à nossa missão de anunciadores do Reino de Deus.
- O lugar que nos encontramos para meditar e ouvir os ensinamentos desta missão confiada a nós é a igreja que em comunidade busca crescer cada vez mais na fé em Jesus Cristo.
- A Eucaristia é um momento de deserto onde a comunidade se reúne em nome da Trindade Santa para celebrar o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
- Todos nós temos a necessidade de sermos alimentados pela palavra de Jesus, sua Palavra restaura nossa vida dando-nos força e coragem para continuarmos evangelizando os que, mesmo professando a fé em Jesus, vivem afastados de seus ensinamentos.
- Somos homens e mulheres reunidos em torno do Bom Pastor que, em comunidade e inseridos na Igreja e na sociedade, vivemos o compromisso cristão para darmos testemunho do Bom Pastor, que é
a razão da nossa vida.

Frei Donizetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.