quinta-feira, 12 de julho de 2012

Encontro Mundial de Jovens da RCC reúne 4 mil em Foz do Iguaçu

Os cinco continentes estão reunidos no Brasil até o final desta semana. Entre os dias 10 e 15 de julho, acontece o 1º Encontro Mundial de Jovens da Renovação Carismática Católica (RCC), no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (PR).

Aproximadamente 4 mil jovens, de mais 40 nacionalidades, estão presentes no encontro, que tem o tema “Em Jesus,  as nações porão sua esperança” (Mt. 12,21).

Na terça-feira (10), a “Peregrinação da Cruz”, feita pelos bairros de Foz do Iguaçu, marcou o início do encontro.
Mais de 2 mil jovens foram chamados a carregar a cruz de Jesus e a difundir seu significado pelo mundo. A abertura oficial ocorreu na quarta-feira. Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil, Marcos Volcan, disse que o encontro “é um sinal profético para a RCC do Brasil e do Mundo.
- “Estamos nos preparando para os 50 anos da RCC em 2017 e este é o primeiro encontro celebrativo para este momento. Nesses próximos cinco anos de preparação para o jubileu, estes jovens que estão aqui serão as lideranças que estarão assumindo instâncias da RCC no Brasil e no Mundo”, disse Marcos.

Alguns momentos foram marcantes no encontro, como a adoração ao Santíssimo Sacramento que aconteceu na noite de quarta-feira. Em meio ao frio de 10º, os jovens pegaram suas bandeiras, tiraram seus agasalhos e fizeram um tapete para o Santíssimo que era levado em meio ao público.
Na programação, há palestras, workshops, celebrações, festivais de artes e outras atrações. Alguns dos conselheiros do ICCRS (International Catholic Charismatic Renewal Services -  Serviços Internacionais da Renovação Carismática Católica) estão presentes no encontro e participam das atividades, como, por exemplo, a presidente, inglesa, Michelle Moran, o filipino Robert Canton, o diácono alemão Cristof Hemberger e o brasileiro Marcos Volcan, também coordenador da Comissão da Juventude do ICCRS. Aproximadamente 500 pessoas estão ajudando na organização do evento.

Ao mesmo tempo em que ocorre o encontro, acontece a 30º edição do Congresso Nacional da RCC, em outro andar do Centro de Convenções. Aproximadamente 4 mil pessoas participam do Congresso, que tem programação independente, mas com parte da programação em comum com o encontro mundial de jovens, como missas e algumas pregações. A primeira atividade comum foi o plantio de 450 árvores nativas, como jacarandá e ipê-amarelo, no bairro Jardim Santa Rosa. A ideia da iniciativa foi garantir a sustentabilidade do evento, por conta do gasto de energia e do sistema de transportes.
O encontro mundial de jovens conta com tradução simultânea e confissão em vários idiomas, inclusive no Guarani. O  encontro segue durante a semana.
Mais informações no site http://mundial2012.rccbrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.