Gerard Galloway nasceu na Inglaterra em 06 de agosto de 1937 e teve formação em línguas, artes cênicas e música. Chegou ao Brasil em 1961 participando de uma missão cultural e travou seu primeiro contato com Angra dos Reis três anos depois, onde, na Ilha Grande construiu casa. A partir de 1968 tornou-se professor do Colégio Naval e pouco depois fundou o coral do Colégio CENIAR, atual CEAV. Traduziu, escreveu e encenou peças e óperas, sempre privilegiando a participação de jovens angrenses, muitos dos quais, atualmente músicos de renome nacional. O Coral da Cidade de Angra dos Reis teve origem no antigo coral do CENIAR e sob direção do Maestro Galloway, apresentou-se em diversas localidades.
Destacamos ainda a ópera “A Estrela”, escrita por ele, especialmente, para a cidade que se transformou em especial de fim de ano da então TV Educativa, sendo veiculado a nível nacional. Permaneceu à frente deste coral até 1999, quando cruelmente foi assassinado, sem ter conseguido realizar seu maior sonho de construir um teatro grego e uma colônia estudantil de música e teatro no bairro de Monsuaba, onde residia.
A Semana Cultural Maestro Galloway é um evento que congrega diversos grupos musicais de nosso Estado, proporcionando um intercambio cultural entre os mesmos, apresentando-os ao público em geral e divulgando a música em suas variadas formas. Atualmente são quatro noites de concertos, realizados em igrejas centenárias da cidade.
Um evento que faz com que a cidade respire a cultura musical rica e de boa qualidade.
ResponderExcluirParabéns ao Ateneu por essa iniciativa.
Estarei presente.
Rafael