quinta-feira, 12 de julho de 2012

Presidente Prudente recebe Congresso Nacional do ECC

São esperados mais de mil participantes de todo o país para o XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), marcado para os dias 13 a 15 de julho em Presidente Prudente (SP). O evento vai discutir as mudanças no documento nacional do ECC e será um momento de partilha das experiências realizadas pelo movimento em todo o Brasil.

O bispo de Presidente Prudente e assessor eclesiástico nacional do ECC, dom Benedito Gonçalves dos Santos, avalia que o tema escolhido para o Congresso deve colaborar para reflexões profundas sobre a base do trabalho do movimento. “O tema ‘Família, projeto de Deus’ vem lembrar que a família não é um projeto humano. ‘Prudente é o homem que edifica sua casa sobre a rocha’, é o nosso lema, um trocadilho para colocar o nome da cidade-sede do Congresso em pauta. Isso porque nosso desejo é ensinar que só tem firmeza o homem que tem como seu alicerce Jesus Cristo, para vencer as tentações e dificuldades do mundo moderno”.

Dom Benedito esteve nesta terça-feira, 10 de julho, com o prefeito da cidade, Milton Carlos Caetano, a quem levou o convite para visitar o Congresso. O prefeito avalia que trata-se de um evento muito importante, “que irá render muitos frutos sendo transmitidos para todo o resto do Brasil”. O mesmo convite foi entregue também na Câmara de Vereadores da cidade.

De acordo com o casal coordenador geral do Congresso, Gerson Miguel de Tilio e Isabel Cristina de Tilio, o evento é o momento maior onde toda a estrutura do ECC se reúne. “É uma oportunidade única para definir as possíveis mudanças do documento nacional do ECC através de uma Assembleia e, ainda, disseminar por meio de painéis experiências positivas de uma determinada diocese”, afirma Gerson. Também participará do encontro o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, padre Wladimir Porreca.

O ECC foi fundado em 1970 pelo padre Afonso Pastore, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo. Sete anos depois, os idealizadores do projeto realizam o primeiro Congresso, sediado na paróquia onde o ECC nasceu. Em uma carta escrita em 1983, o padre fundador do projeto escreve que “o ECC é algo incorporado à Vida da Igreja. A ela cabe alimentá-lo, podá-lo e difundi-lo”.
Com informações do blog do Congresso (http://eccnacional2012.blogspot.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.