segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo


"Renovai sem cessar o sentimento de vossas almas, e revesti-vos    do homem novo, criado à imagem e semelhança de Deus, em verdadeira justiça e santidade." ( Ef. 4, 23-24).

Toda Liturgia deste Domingo estará voltada, ou dedicada à "Maria Mãe de Deus", "Mãe da Esperança".
O primeiro dia do ano, Dia de Confraternização Universal, Dia Mundial da Paz. Mas, como na semana passada, pedimos permissão para falar sobre o ultimo dia do ano.
Logo que se passarem seus primeiros momentos, o 1º dia do novo ano, ele já vai se tornar "história"… Ele já vai ter visto gente nova nascer, gente velha e gente nova morrer, gente nova e gente velha acreditar! Ele veio para construir a sua própria história e não para estacionar o tempo.
O "novo ano" já vai ter visto as primeiras lágrimas e os primeiros sorrisos. Já vai ter presenciado as primeiras angústias daqueles que não conseguem fechar os olhos, dormir ou descansar.
Este " novo ano" já vai ter sido companheiro daqueles que levam a paz e a esperança para os que sofrem. Já fez companhia  àqueles que solitariamente aguardam uma palavra de esperança.
Este "novo ano" já vai ter visto tanta gente sem teto, tanta gente sem cama, tanta gente sem gente, tanta gente sem coberta e tanta gente sem esperança…
"Teto" existe, muitas vezes mal repartido!  "Cama" existe, muitas vezes mal partilhada! "Gente" existe, muitas vezes vazia! "Coberta" existe, muitas vezes egoísta!
E… a "esperança" existe, muitas vezes não despertada!
O que é você, o que seremos nós, na falta de teto, de leito, de gente, de coberta e principalmente na falta de esperança?
O 1º dia do ano, para nós é mais um ano que começa cheio de expectativas, momento de renovarmos nossos comprometimentos não cumpridos. 
Enfim! Cheio de esperanças. 
Para Deus, é apenas mais um milagre da criação, um renascer de um novo dia, É o despertar de uma nova vida. É mais uma oportunidade que Ele nos dá de renovar as nossas esperanças na eternidade.
 Senhor, no iniciar de mais um ano, como nos faz bem recordar que somos eternos aprendizes do viver! Eternos, porque é só chegando na eternidade que acaba a nossa aprendizagem. Mas, sabemos que é só aí, juntos com os anjos e o Senhor. Antes… não! Ensina-nos, Senhor, como se ensina aos filhos, a aprendizagem do viver até a eternidade.
Ensina-nos a paciência do crescimento que se faz tão lento e progressivo. 
Entendendo e vivendo que muitas "coisas" só a eternidade ilumina, consagra, purifica e liberta plenamente.
Faz-nos humildes, Senhor, para que aprendamos, neste ano, esperar com confiança. 

Feliz Ano Novo!!!

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.