terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festa da Padroeira

Tudo pronto para a tradicional festa da padroeira de Angra,
Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro

Cidade enfeitada de bandeirinhas azuis e brancas, igreja com lírios amarelos, novena e quermesse na Matriz e muita religiosidade

Dia 8 de dezembro é dia da padroeira de Angra dos Reis, Nossa Senhora da Conceição. Os festejos começaram no dia 29 de novembro, com a celebração das novenas pelas comunidades religiosas do Centro da cidade.
No dia da festa é feriado municipal e a cidade será acordada pelos fogos e banda de música, que percorre as ruas fazendo a tradicional alvorada. Às 10h acontece a missa solene na Matriz, com o bispo Don Ubiratan, e a grande procissão, que atrai milhares de devotos, voltará a sair às 17h30 da igreja Matriz, repetindo uma tradição secular. Nos últimos anos, a tradição foi quebrada e a procissão estava saindo da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Balneário, mas, a pedido dos fiéis, a procissão voltará neste ano a fazer o percurso antigo, saindo da Matriz, percorrendo ruas do Centro e retornando à igreja.
A festa da padroeira é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição- do Centro, irmãos devotos e todos os grupos e irmandades da comunidade católica da paróquia. Tradicionalmente recebe o apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar).
As ruas do Centro estão todas enfeitadas com bandeirinhas azuis e brancas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição recebeu 2 mil lírios amarelos artificiais e o andor da imagem da padroeira, que sairá para a procissão, começou a ser enfeitado por Marcos César Cardoso, com a ajuda de José de Almeida, mais conhecido como Zezinho.
Marcos César é arquiteto e conta que participa da ornamentação da Festa de Nossa Senhora da Conceição e demais festas católicas desde os 10 anos de idade. O andar começou a ser enfeitado na segunda-feira, dia 5, com flores artificiais, para as novenas. Ele explica que o andor será ornamentado novamente, às vesperas da festa, com flores naturais, conforme reza a tradição.
Colaborou- Nádia Valverde- Cultuar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.