terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Apresentação da Folia de Reis

Folia de Reis nas comunidades de Angra


As apresentações estão acontecendo 
nas igrejas católicas

Tradicionalmente os grupos de folia de Reis de Angra se apresentam nas novenas, missas e procissões de diversas igrejas católicas da cidade, de 28 de novembro ao dia 20 de janeiro.

As folias de Reis marcam a história da cidade porque Angra foi descoberta no dia dos Reis Magos, 6 de janeiro. Em Angra, após a festa de Nossa Senhora da Conceição, as folias prosseguem suas apresentações nas missas do período natalino, durante a festa de aniversário de Angra e festejos de São Sebastião, no Abraão (ilha Grande), no dia 20 de janeiro.

Os grupos recebem apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), para realizar as cantorias, conforme reza o figurino. Neste ano, os responsáveis pelas folias Irmãos Moreira, do mestre Pedro Paulo (Morro do Peres); Luz Divina, mestre Marcão (Centro); Sagrada Família, mestre Dandico (Morro do Tatu); Divino Esplendor, do mestre Guache (Bracuí); e a folia do saudoso Manoel Ramos, a do Divino Espírito Santo (Japuíba), estão agendando as apresentações diretamente com as comunidades católicas, onde têm representatividade .

A folia do mestre Marcão ficou responsável pelas cerimônias das igrejas do Centro, Monsuaba, Parque das Palmeiras, Praia do Anil, Marinas, Camorim Pequeno, Camorim e Asilo São Vicente de Paula (Centro).

O grupo Irmãos Moreira, do mestre Pedro, teve como incumbência abrilhantar as missas, novenas e procissões das comunidades do Morro do Peres, Glória I, Sapinhatuba III, Morro da Cruz, Village, Jacuecanga e Areal.

A Sagrada Família, do mestre Dandico, está participando das celebrações do Balneário, Tatu, Glória II, Fortaleza e Volta Fria. A folia do saudoso Manoel Ramos, a do Divino Espírito Santo, está atendendo as comunidades da Japuíba, Bonfim, Vila Velha, Pontal, Belém e Enseada.

A do Bracuí, do mestre Guache, se apresenta no Ariró, Santa Rita, Frade, Itaorna, Vila Histórica e Parque Mambucaba.

As folias de Reis marcam a história da cidade porque Angra foi descoberta no dia dos Reis Magos, 6 de janeiro, fato que explica a forte presença das folias até hoje na cidade.

A folia de Reis é uma uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro. É de de tradição portuguesa e surgiu no Brasil Colnia. São grupos de violeiros, pandeiristas e cantores, acompanhados de vocalistas chamados de tripas, que entoam versos tradicionais anunciando o nascimento do Menino Jesus e a visita que os três Reis Magos fizeram a ele. Os foliões improvisam versos, vestem roupas coloridas e, além de se apresentar nas igrejas, também têm como tradição visitar casas e fazer versos de improviso elogiando o proprietário, que por sua vez os convida a entrar, comer e beber na residência. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.