segunda-feira, 25 de julho de 2011

Muticom debate imagem da igreja na Mídia

O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, abriu o ciclo de debates do primeiro painel do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na manhã desta segunda-feira, 18, no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O encontro começou na noite de ontem e reúne mais de 800 comunicadores de todo o país.
Erlanger fez uma análise da presença da Igreja na mídia. Ele chamou a atenção para necessidade da Igreja trabalhar sua imagem na mídia. “Qualquer trabalho de comunicação precisa fazer trabalho de imersão para saber como a gente quer ser visto”, disse. “A Igreja tem que ter um centralismo democrático. Como a Igreja quer ser vista? Isso precisa circular em todos os grupos”, acrescentou.
MuticomRJErlanger2Com dados que apontam palavras e sites católicos mais acessados, Erlanger criticou a falta de conexão entre os sites católicos.  Ele chamou a atenção também para a necessidade de que sejam corrigidos erros presentes na rede mundial de computadores em relação à Igreja.
“Erros factuais precisam ser corrigidos. A situação da Santa Igreja nas redes sociais é preocupante porque seus detratores falam sem qualquer reação da instituição”, ressaltou.
Segundo Erlanger, os sites de conteúdo católico são, em primeiro lugar, o catolico.org.br; em segundo, igreja-catolica.com; em terceiro, igrejacatolicacarismatica.org.br. “Não é o da CNBB que aparece em primeiro lugar”, criticou.
Erlanger concluiu sua intervenção insistindo que a Igreja precisa trabalhar em rede. “Precisamos aprender a fazer redes. A Igreja Católica era a maior rede do mundo”, observou.
O Muticom, criado em 1998, é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e realizado pela Arquidiocese e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Este ano discute o tema “Comunicação e vida: diversidade e mobilidades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.