sexta-feira, 22 de julho de 2011

Encontro Nacional Pascom

Pascom define próximo encontro nacional

Encontro avaliou o último encontro nacional e programou a próxima edição

Na manhã do dia 19 de julho, durante a realização do Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro, os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação - Pascom, estiveram reunidos. Durante o evento, foi avaliado o último encontro nacional da Pascom e definido o local de realização do próximo evento, em julho de 2012, no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo.
Realizado em uma das salas da PUC-RJ, promotora do evento, o encontro reuniu 28 participantes representando dez regionais do Brasil. Entre os participantes, estava Dom Dimas Lara Barbosa, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, e Irmã Élide Maria Fogolare, coordenadora nacional da Pastoral da Comunicação.
Durante o encontro, foi realizado um apanhado dos encontros nacionais da Pastoral da Comunicação que aconteceram em 2008 e 2010, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Em seguida, cada representante do seu Regional fez uma breve apresentação de seu papel e trabalho regional na Pastoral da Comunicação.
Dom Dimas Lara Barbosa falou de suas experiências no uso dos meios de comunicação tanto como bispo auxiliar do Rio de Janeiro, como secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Ele também respondeu a questionamentos propostos pela equipe que organizou o encontro.
Dom Dimas disse que espera dos coordenadores regionais da Pascom a realização do trabalho de formiguinha: articular a pastoral em cada canto e motivar as pessoas para esse trabalho, e, ainda, a realização de formação permanente para essas lideranças e mais trabalhos em rede.
Comunicação à distância
Segundo o presidente da Comissão para a Comunicação, a CNBB está prestes a implementar o sistema de vídeo conferência que facilitará e ampliará as possibilidades de discussão sobre os mais variados assuntos que poderão ser debatidos à distância sem a necessidade do deslocamento físico. “Com esse sistema, o Papa poderá falar ao vivo aos bispos reunidos na Assembleia Geral da CNBB”, entusiasmou-se.
O maior problema, acrescentou, é que os regionais ainda não estão se despertaram para essa realidade. Informou que consultou vários regionais e nenhum deles teve interesse na implantação do sistema. “Os comunicadores poderão nos ajudar muito a tornar esse trabalho realidade”, disse Dom Dimas em tom de pedido.
Na sequência, Irmã Élide Maria Fogolare, coordenadora nacional da Pastoral da Comunicação, solicitou que os participantes fizessem uma avaliação do último encontro, realizado em 2010, em Aparecida, e a perspectiva para o próximo, em 2012. “Na primeira edição, tivemos 120 participante. Na segunda, foram mais de 400. Estimamos que para a próxima sejam cerca de 600”, confidenciou.
Os participantes avaliaram como bastante positivo o último encontro, mas solicitaram mais espaço de interação e reflexão sobre as próprias experiências entre os participantes, e menos “figurões” dando palestras e painéis. Pela facilidade de acesso, estrutura oferecida e sobre os custos, ficou acertado que o próximo evento será novamente realizado em Aparecida, São Paulo, em julho de 2012.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.