domingo, 17 de julho de 2011

Festa de N.Sª Carmo


Festa de Nossa Senhora do Carmo com grande Louvor

Centenas de fiéis lotaram a Igreja do Carmo, para  celebrar o Dia de Nossa Senhora do Carmo. As homenagens começaram no dia 07/07 durante a novena  e encerraram no dia 16/07,com a santa missa  16, e a tradicional procissão com a imagem da Santa do Carmelo, toda enfeitada de flores amarela. A rosa amarela simboliza o jardim em que Nossa Senhora apareceu, no monte Carmelo.
Às  18h 30, houve  o ritual para os devotos receberem o escapulário, que  significa sinal de fé e proteção,  representa compromisso e serviço  com Igreja e com o próximo, além de  reforçar ainda mais a devoção à Maria. Em seguida a 19h, foi realizada a solene  Missa , presidida pelo bispo pernambucano, dom João Costa. Este ano, o tema da festa foi :
“ Com Maria, Caminhamos com Jesus”. Mensagem do bispo:
“Deus enviou seu filho Jesus por meio de Maria”. E ressalva :- Não existe Jesus sem Maria e nem Maria sem Jesus, daí o tema da novena:  Com Maria caminhamos com Jesus, lembra dom João.
“Doravante todas as gerações hão de me chamar de bendita”, diz a palavra do Senhor, declarada pelo bispo que fez referência a Nossa Senhora. Dom João  finaliza dizendo: -  Ela foi  mãe e primeira discípula de Jesus. Vamos pedir  a intercessão de Maria para  que cada cristão seja um discípulo missionário.”    
Após as bênçãos do bispo, juntamente com o nosso pároco  frei Fernando, o vigário Frei Donizeti, o padre  Ubiratan e o diácono Evilázio os fiéis se reuniram no salão do Convento do  Carmo para uma grande  confraternização. Os festeiros deste ano, Graça e Marquinho Venâncio, juntamente com os irmãos da Ordem Terceira do Carmo, ajudavam a servir os deliciosos quitutes, regados a refrigerante. Louvado seja Deus por mais esta festa!   

ORIGEM

Nossa Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Monte Carmelo. Nomes de Maria, mãe de Jesus, para relembrar o convento construído em homenagem à Virgem nos primeiros séculos do Cristianismo, no monte Carmelo, na Samaria, em uma cidade chamada Haifa, onde hoje é a região norte de Israel. Karmel significa “campo fértil ou jardim”.
O Convento do  Carmo em Angra dos Reis  começou a ser construído em 1613 e 1617  e só ficou pronta mais de cem anos depois, em 1722, atual edifício da Igreja e Convento.  A Capela da Ordem Terceira do Carmo, separada da Igreja foi fundada em 1620, mas atual capela também data do século XVIII.  A beleza da arquitetura do Convento do Carmo encanta e no seu interior, junto ao altar, há uma imagem de Nossa Senhora em tamanho natural com o menino Jesus em um dos braços e o escapulário na mão.
Dada sua importância histórica e cultural, o convento foi tombado pelo IPHAN em 1944, seguida da igreja dos terceiros do Carmo em 1950.
Colaborou texto e fotos : Dalizania Melo
Referência sobre origem: Alípio Mendes, site wikipédia











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.