sábado, 2 de junho de 2012

Santíssima Trindade - Comunidade Perfeita


Hoje a Igreja nos convida a celebrar a Festa da Santíssima Trindade.
Para isso nos propõe este texto, que é a conclusão do evangelho de Mateus (MT, 28, 16-20).

Os discípulos, ao verem Jesus, se ajoelham, reconhecem-no como o Senhor Ressuscitado.
Esse gesto de adoração é um ato de fé. Adorar o Senhor é uma graça, é resposta ao dom de Sua presença, que nos cativa e surpreende.


A Igreja como os discípulos, está aos pés de Jesus, esperando ansiosamente o Mestre falar.
Preparemos também nós, nossos corações para acolher as palavras do Senhor que ecoam até hoje.
Nelas estão condensadas o mandato missionário da Igreja de todos os tempos: "vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês".

As primeiras palavras de Jesus à sua comunidade que está em torno dele: "Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra". Pela mesma autoridade que ele recebeu do Pai, ele autoriza aos seus seguidores a ir pelo mundo inteiro a continuar sua missão – Construir Comunidades que atualizem suas ações.

E como se fosse pouca essa autoridade para levar adiante o projeto encomendado, Jesus promete estar sempre com os seus: "Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo".

O mandato missionário de Jesus a sua Igreja nos revela o coração da Trindade. O desejo de Deus é que a humanidade participe de sua vida de comunhão para a qual fomos criados.

Pelo batismo somos mergulhados na Trindade – Mistério de Participação e Comunhão.
A Trindade coloca sua morada em cada cristão/cristã para formarmos o povo congregado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a Comunidade Perfeita.

Fraterno abraço.

Frei Fernando - Pároco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.