quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpus Christi.

Trecho da mensagem de Dom Orani
...Para o Papa Bento XVI, a solenidade de Corpus Christi nos convida a "contemplar o mistério central de nossa fé: a Santíssima Eucaristia, Jesus Cristo presente no sacramento do altar. Cada vez que o sacerdote renova o sacrifício Eucarístico, na oração da consagração, ele repete: "Este é o meu corpo... Este é o cálice do meu sangue... Fazei isto em memória de mim". Ele empresta sua voz e suas mãos a Cristo que quis permanecer conosco e ser o coração da Igreja".

A festividade de Corpus Christi ajuda-nos a reviver os mesmos sentimentos da Quinta-feira Santa, quando, na Catedral de São Sebastião, relembramos as palavras de Jesus pronunciadas no Cenáculo: “Tomai, isto é o Meu corpo”, “Isto é o Meu sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos” (Mc 14, 22.24).

Estas palavras, que não só hoje, mas em todas as missas que celebramos, fazem-nos entrar ainda mais no mistério do Verbo de Deus encarnado que, sob as espécies do pão e do vinho, se doa a cada homem como alimento e bebida de salvação. Neste ano, o tema da 86ª Semana Eucarística – “Discípulos d’Aquele que nos amou primeiro” – norteou as nossas reflexões e nos comprometeu ainda mais no seguimento do Senhor Jesus Cristo. A oportunidade da Jornada Mundial da Juventude foi outra motivação dos jovens de, alimentados pela Eucaristia, serem protagonistas de um mundo novo.

Neste ano em que o Congresso Eucarístico Internacional de Dublin na Irlanda – que se inicia neste final de semana – nos convida à “comunhão com Cristo e entre nós”, também nós aqui no Rio de Janeiro caminhamos para a celebração, em 2015, dos 60 anos do único Congresso Eucarístico Internacional celebrado no Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro em 1955, quando também celebraremos os 450 anos de nossa cidade.

Que a Solenidade de Corpus Christi seja a oportunidade de renovarmos nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia. Que seja a oportunidade de reconhecê-Lo como nosso verdadeiro alimento, pão dos homens, pão dos anjos, alimento salutar. Quem come desse pão não terá mais fome, quem bebe desse vinho não terá mais sede.

Que seja ainda a manifestação pública de nossa fé e confiança em Cristo, centro, fonte e ápice de toda a vida da Igreja. Com Cristo, queremos trabalhar sempre mais para que a vida seja um constante caminhar, e promover o bem, a felicidade, a paz e a verdadeira concórdia.
Jesus sacramentado, nosso Deus amado!


† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.