sábado, 23 de junho de 2012

Natividade de São João Batista

João Batista, filho de Isabel e Zacarias. Zacarias era sacerdote do Templo de Jerusalém. Isabel, sua esposa, era estéril. Mesmo com idade avançada, Deus lhe concedeu a graça da maternidade e Isabel ficou grávida de João. Deus transformou a esterilidade em fecundidade.

Todos se alegraram com a gravidez de Isabel. Este ambiente comunitário em que todos se envolvem com a vida dos outros, tanto na alegria como na dor, é o ambiente em que João nasceu, cresceu e recebeu a sua formação. Um ambiente assim marca a personalidade das pessoas pelo resto da vida.
Este ambiente comunitário é o que mais nos falta hoje.
O envolvimento da comunidade na vida da família de Zacarias, Isabel e João é tanto que os parentes e vizinhos chegam a interferir até na escolha do nome do menino. Querem dar ao menino o nome do pai: Zacarias. Zacarias quer dizer: Deus se lembrou. Talvez quisessem expressar a gratidão a Deus por Ele ter se lembrado de Isabel e de Zacarias e por ter-lhes dado um filho na velhice.
Mas Isabel intervém e diz: "Não! Ele vai se chamar João". Isabel não seguiu os costumes do lugar e escolheu um nome fora dos padrões normais. Por isso, os parentes e vizinhos reclamam: "Você não tem nenhum parente com esse nome!" Os parentes não cedem com facilidade e fazem sinais ao pai para saber dele como quer que o menino seja chamado. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "O nome dele é João." Todos ficaram admirados, pois deviam ter percebido algo do mistério de Deus que envolvia o nascimento do menino.

É esta percepção que o povo teve do mistério de Deus presente nos fatos tão comuns da vida, que Lucas quer comunicar a nós, seus leitores e leitoras. Na sua maneira de descrever os acontecimentos, Lucas lê os fatos com o Raio-X da fé que revela o que o olhar comum não percebe. "No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus... E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que será que esse menino vai ser’”? 
João Batista tornou-se Profeta. Anunciou que depois dele viria Aquele que batizaria com o Espírito Santo. Convocou o povo a preparar os caminhos para acolher o Senhor. Para nós, hoje, trata-se de mudarmos o nosso modo de viver para revelarmos o Cristo que habita em nós e entre nós. João deu o seu testemunho e não quis ser maior que o Mestre. No exercício de sua missão aponta a quem devemos seguir. Ao ver Jesus, ele exclama: Eis o Cordeiro de Deus. É Ele quem tira o pecado do mundo.
Celebrar o nascimento de São João Batista é celebrar a vida de quem nos ensina a ser discípulo(a) e missionário(a) de Jesus Cristo.

                                                             Fraterno abraço.  Frei Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.