quarta-feira, 6 de junho de 2012

Procissão de Corpus Christi

No dia do evento, 7 de junho, trânsito na Rua do Comércio ficará paralisado das 7h às 19h

As celebrações do feriado de Corpus Christi, que acontecem no dia 7 de junho, prometem dar um novo visual à Rua do Comércio, no Centro da cidade, que vai ficar toda enfeitada por um grande tapete de flores e desenhos de símbolos religiosos, feitos pelas comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para a passagem da procissão.

Neste ano a procissão sairá da comunidade do Morro do Abel – próximo à escola municipal – às 17h, seguindo pelo São Bento, pela Rua do Comércio, onde estarão localizados os tapetes ornamentais, e sendo finalizada no convento do Carmo, onde será celebrada a santa missa solene de Corpus Christi, às 18h.

Para confecção dos tapetes, a Cultuar vai doar serragem, folhagem e flores, e as comunidades vão se reunir em equipes para confeccioná-los, a partir da noite anterior ao evento. Por causa da produção das peças, o trânsito na Rua do Comércio ficará paralisado das 7h às 19h.

A celebração de Corpus Christi surgiu na Idade Média e consta de missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, depois do Pentecostes e da celebração em honra à Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, considerada pela Igreja Católica como o dia de Ascenção do Senhor.

Em Angra, como em diversas cidades do Brasil, existe a tradição da confecção de tapetes nas ruas por onde passam as procissões. Os preparativos dos tapetes começam dias antes da procissão, e a confecção geralmente vara a noite que antecede o evento religioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.