sexta-feira, 2 de março de 2012

JMJ - RIO 2013.


“Estamos muito bem impressionados com essa tecnologia de informação de alto nível. Isso nos faz esperar que em julho de 2013 a organização da cidade do Rio possa funcionar perfeitamente”, afirmou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, ao término da visita ao Centro de Operações da Prefeitura (COR) nesta quarta-feira, 29 de fevereiro.
O presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, acompanhou a visita da delegação do Pontifício Conselho ao COR, juntamente responsáveis pelos setores do Comitê Local e membros da comissão da CNBB.
O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, apresentou ao grupo as instalações do Centro de Operações e um breve planejamento da preparação do Rio de Janeiro. Osório explicou que todos os possíveis locais de encontros para a JMJ Rio2013 já estão mapeados.
Participaram também da reunião o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito e coordenador municipal para a JMJ Rio 2013, Luiz Antonio Guaraná e o coordenador da Comissão Especial do governo estadual para a Jornada, Luiz Carlos Pugialli.
“O COR tem três objetivos: operar a cidade no seu dia a dia, atender a cidade em momentos de crises e emergências e planejar e executar grandes eventos. A JMJ é um dos grandes eventos que o Rio vai receber, então, desde já, na fase de planejamento, o COR está congregando todas as informações, montando e executando esse planejamento e, em seguida, vai coordenar a entrega. Ele é um ponto central para o sucesso do evento, já que durante a realização da JMJ será o cérebro de funcionamento operacional da cidade”, destacou o secretário Osório.
Para o Cardeal Rylko, as preocupações para a JMJ Rio2013 são as de todas as Jornadas, porque estas sempre representam um grande desafio, seja no campo logístico, seja no campo pastoral.
“Temos certeza que essa obra que já foi iniciada no Rio, não só em relação à JMJ, mas também para os outros grandes eventos será completada em nível satisfatório e depois será aprofundada para os outros encontros”, disse.
Dom Orani ressaltou o presidente do PCL ficou “encantado com o Centro de Operações, que é um dos mais modernos do mundo e disse que nesses anos todos em que tem trabalhado com as Jornadas esse seria o melhor lugar para o planejamento”.
A cidade maravilhosa
Logo após a visita ao COR a comitiva seguiu para a Catedral de São Sebastião. Cardeal Rylko conheceu as dependências da igreja e o museu que fica no subsolo da Catedral.
A Catedral de São Sebastião também está entre os que poderão acolher eventos com o Papa Bento XVI durante a Jornada Mundial da Juventude de 2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho.
Estão sendo avaliados aproximadamente oito locais para os atos centrais e especiais. Esse número foi reduzido de um universo inicial de cerca de 22 lugares. Os locais de encontro com o Papa deverão ser escolhidos até julho deste ano.
Depois da Catedral, os membros do PCL estiveram no Aterro do Flamengo, mas precisamente no Monumento aos Pracinhas, que já recebeu a visita do Papa João Paulo II, quando esteve no Rio.
“A cidade do Rio vai ser uma moldura muito bonita para a JMJ. Estamos visitando esses lugares que foram utilizados no passado para ver também se poderão ser utilizados no futuro”, disse o Cardeal Rylko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.