quarta-feira, 31 de julho de 2019

Nossa Senhora do Carmo e Estilo de Vida dos Carmelitas



Encerrando o mês de julho, relembramos uma das comemorações mais marcantes do calendário paroquial: a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo. E para celebrar esse momento especial, as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, juntamente com os membros da Ordem Terceira do Carmo realizaram diferentes atividades para homenagear Nossa Senhora, a padroeira e Mãe dos frades carmelitas.

Tudo foi preparado com muita dedicação e amor, desde o início das festividades com a pré- novena nas residências, a quermesse, os nove dias de celebrações na Igreja do Carmo, entre outros até chegar o dia da festa,16 de julho, marcada pela Missa e a procissão Solene, conduzida pelo pároco, Frei Fernando Bezerra Leite e pelo vigário Frei Valter Rubens.

Frei Fernando presidindo a Celebração Eucarística ao lado, padre Luiz Carlos Zotesso, frei Valter Rubens e Ludimila  servindo o altar 

"Maria é modelo de nossa fé e de toda Igreja. A Virgem do Carmo nos ajuda a caminhar com seu filho Jesus", frei Valter 

"Escapulário do Carmo: um estilo de vida para o bem do povo," este foi o tema em homenagem a "Flor do Carmelo"
                               
A história de amor à Virgem Santíssima, está intimamente ligada a Ordem dos Carmelitas.

Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).

A história de Nossa Senhora do Carmo e da Ordem dos Carmelitas tem grande "participação" dos profetas, e grande intervenção de Maria, que protegeu estes monges durante o Século XII quando foram perseguidos pelos muçulmanos e fugiram para a Europa, elegendo São Simão Stock como o superior geral.

São Simão Stock tem grande importância pois enquanto ele intercedia em um terço no dia 16 de Julho Nossa Senhora do Carmo apareceu diante dele com um escapulário em suas mãos e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Ou seja, no dia de Nossa Senhora do Carmo não há como não citar os Carmelitas e o escapulário, pois esta foi uma das formas que a Nossa Mãe Santíssima encontrou de nos trazer a salvação e o amor.
 
Presença carmelitana em Angra dos Reis completa 426 anos de história, neste ano de 2019
Após a realização da tradicional festa em honra à Nossa Senhora do Carmo, Frei Fernando, frei Valter e frei Carlos Mesters, que na ocasião estava em Angra comemorando os 40 anos do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) viajaram para Belo Horizonte,onde participaram do Retiro anual da Província Carmelitana de Santo Elias, realizado de 22 à 26 de julho.   

No centro, Frei Fernando e a priora da Ordem Terceira do Carmo, Maria Daher. Ao lado, os irmãos Pedro e Paulo Daher. À esquerda, o seminarista frei João da Cruz, que estuda em  Belo Horizonte(MG) e veio passar os dias da festa de Nossa Senhora em Angra dos Reis. 

“Para o progresso do Brasil, a grandeza da fé católica, chegava nas terras brasileiras, onde deveria ficar definitivamente, a Ordem de Nossa Senhora do Monte do Carmo, à qual a nossa querida Angra dos Reis, tanto deve”. (citação do livro- O Convento de N.Sra do Carmo da Ilha Grande, do historiador Alípio Mendes).


Redação e fotos: Pascom Angra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.