segunda-feira, 8 de julho de 2019

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo: sinal de compromisso cristão


O mês de julho é dedicado à Nossa Senhora do Carmo, um dos títulos dados a Santíssima Virgem, mãe de Jesus, e também, mãe dos carmelitas e padroeira da Ordem Terceira do Carmo(O.T.C.). Para homenagear a santa e manter essa tradição de 426 anos, na cidade de Angra dos Reis, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, juntamente com os irmãos leigos e consagrados da OTC, prepararam uma programação toda especial com celebrações animadas pelas pastorais e comunidades entre os dias 7 à 16 julho.


A Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, será no dia 16 de julho, mas antes, acontece o novenário, que tem como tema litúrgico :" Escapulário do Carmo- um estilo de vida para o bem do povo”. _Nesses nove dias de catequese vamos apresentar o significado do escapulário, para que todos possam entender esse símbolo que faz parte da nossa fé_ disse, Frei  Fernando Bezerra Leite,em sua mensagem no primeiro dia da novena, celebrado neste domingo (7), às 18h, na Igreja do Carmo.  


    O pároco Frei Fernando Bezerra Leite, explicou que o escapulário é um sacramentário (sinal de graça) reconhecido pela Igreja, e que nos aproxima de Cristo. “Hoje iniciamos a nossa novena para lembramos que escapulário é sinal de compromisso cristão”, disse o Frei. "Revestir-se do escapulário é se revestir de Cristo", enfatizou o sacerdote.


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a OTC (Ordem Terceira do Carmo) convida voce e sua família para participarem da novena, procissão e quermesse. Todos os dias às 19h, na Igreja do Carmo.
Levar no peito o escapulário é sinal de compromisso cristão



No altar da Igreja, a bela imagem de Nossa Senhora do Carmo 

Redação Pascom
Dalizania Melo
Fotos: Guilherme Bertoldo
Siga-nos facebook pascom angra e instagram

Um pouco da história de Nossa Senhora do Carmo  

No dia 16 de julho, celebra-se na Igreja Católica, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um título da Virgem Maria que remonta ao século XIII, quando, no monte Carmelo, Palestina, começou a formar-se um grupo de eremitas. Estes, desejo dos de imitar o exemplo do profeta Elias, reuniram-se ao redor de uma fonte chamada “fonte de Elias” e iniciaram um estilo de vida que mais tarde se estenderia ao mundo todo. Devido ao lugar onde nasceu, o grupo de ex-cruzados e eremitas foi chamado de “carmelitas”. A história relata que esses religiosos construíram também uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora, a qual, mais tarde, pela mesmo motivo, foi chamado de “Nossa Senhora do Carmo” ou ” Nossa Senhora do Carmelo”. Com o tempo, por conta de necessidades espirituais e materiais, eles emigraram para a Europa a fim de dar continuidade à vida religiosa e lutar por espaço entre as várias ordens mendicantes. O título de Nossa Senhora do Carmo está unido ao “símbolo do escapulário”.

Assim, esse título foi se espalhando por toda a Europa e a devoção foi levada para a América Latina, na primeira hora da evangelização. É difícil encontrar uma diocese latino-americana que não tenha, pelo menos, uma igreja ou catedral dedicada a Nossa Senhora do Carmo, como também lugarejos, capelas, oratórios, entre outros. Isso prova como essa devoção saiu dos âmbitos restritos dos conventos carmelitanos e se tornou domínio público e da Igreja Universal, como diz o Papa João Paulo II, em sua carta dirigida aos Superiores Gerais do Carmelo da Antiga Observância e do Carmelo Descalço.

A devoção, enraizada no coração do povo, está sendo resgatada e os devotos de Nossa Senhora do Carmo estão aumentando cada vez mais.

Texto: Cônego Pedro Carlos Cipolini – Doutor em Teologia (Mariologia); professor titular da PUC–Campinas; membro da Academia Marial em Aparecida 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.