quinta-feira, 14 de abril de 2011

Semana Santa e Procissões Seculares.

Via sacra, Ramos, Depósito, Encontro, Senhor Morto e da Ressurreição, enriquecem as comemorações em Angra dos Reis.

Na quinta-feira, dia 14, começam as celebrações da Semana Santa, com o tema “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa.” - João .13,15”. No Centro da cidade, uma missa, às 19h30, na igreja do Carmo, abre as solenidades. Na sexta-feira, 15, a Via Sacra sai às 19h da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Balneário, em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

As procissões que acontecem no Centro, são cheias de riqueza cultural e todas elas reproduzem as cerimônias católicas mais antigas da cidade, com objetos sacros, vestimentas e hinos próprios, que vêm sendo perpetuados com o passar do tempo.

A Procissão de Ramos é uma das mais bonitas e acontece durante a manhã de sábado, 16. Neste ano ano ela sairá da comunidade do Morro do Tatu em direção à igreja Matriz, a partir das 8h, com os fiéis levando folhagens e flores bentas

A Procissão do Depósito, na segunda-feira, 18, segue da igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 19h30, em direção à igreja da Matriz com a imagem do Senhor dos Passos simbolizando Jesus a caminho do calvário.

A Procissão do Encontro acontece na terça-feira, 19, às 19h30. Dela fazem parte dois cortejos: o primeiro com o Senhor dos Passos saindo da Igreja Matriz e percorrendo várias ruas, e o segundo com a imagem de Nossa Senhora das Dores sendo levada pelos fieis, da igreja do Carmo, passando pela Rua da Conceição até chegar à igreja Matriz. Os cortejos se encontram em frente à Matriz, onde acontece uma bonita celebração.

A Procissão do Senhor Morto, na Sexta-feira Santa,22, sai da igreja do Carmo, por volta das 20. Também conhecida como a Procissão do Enterro, é antecedida por uma celebração na igreja do Carmo e pela encenação da Paixão de Cristo feita pelos jovens da paróquia- um belo espetáculo teatral realizado em frente ao convent. Durante a procissão, nos diversos passos, uma atriz, representando a Verônica, fará o cântico da lamentação.

No domingo, 24, ao amanhecer, partir das 5h, acontece a Procissão do Cristo Ressuscitado que sairá do Carmo para a Matriz, seguida de missa e o tradicional café comunitário.

Confissão comunitária, missas, celebrações do Lava Pés e das Setes Dores de Nossa Senhora, Benção do fogo, do círio pascal, da água e renovação das promessas do batismo e diversas missas fazem parte das celebrações que acontecem no Centro. E também em diversas comunidades católicas do município.

No Centro, todas as celebrações contam a participação maciça da populaçãc, banda de música, irmandade, grupos jovens, catequeses, Pastorais, Apostolado da Oração, Liga Católica, Congregados Mariano, Legião de Maria, Ministros, Encontro de Casal e diversos outros grupos, que fazem parte da igreja.


Nádia Valverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.