quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festa de São Benedito

A festa de São Benedito começou na semana passada, no Centro de Angra, no dia 18 de abril, com a celebração da subida do mastro, em frente ao Convento do Carmo. Missas e eventos, como alvorada com grupos de congadas e de folias do São Benedito, coroação do Rei e da Rainha da festa, ingresso de novos membros na Irmandade e solene missa campal seguida de almoço comunitário no pátio do Ceav, enriqueceram o evento, que culminou com a tradicional procissão, no final da tarde de segunda-feira, após a Páscoa.
A procissão é uma das mais concorridas do município, pois vem fieis de todos os bairros para seguí-la, respeitando ensinamentos dos antepassados, muitos deles escravizados africanos e descendentes, que iniciaram o culto ao santo na cidade. Os festeiros Benedito Miranda e Odete de Souza, e o festeiro do mastro José Augusto (Biju), seguiram a procissão, lado a lado, acompanhados do Rei Negro, representado por Edmilson Dias e da Rainha , representada por Olga Juvenal da Silva, além das mucamas Michele, Teresa e Vera, e das crianças – o príncipe Júlio César e a princesa Luana, todos vestidos a caráter. Olga e Michele são da comunidade Quilombola do Bracuí. Crianças vestidas de anjinhos também fazem parte da encenação religiosa. Coordenando toda a parte religiosa estava o padre Felipe, que puxava as orações, junto com a Irmandade de São Benedito.
Neste ano a missa solene foi celebrada com beleza e uma simplicidade contagiante, própria da emanada pelo santo, que é considerado o segundo padroeiro da cidade, no Cais de Santa Luzia, a partir das 9h, pelo Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan, auxiliado pelo padre do Colégio Naval, Ubiratan. O bispo, que nos últimos anos vem celebrando a missa falou sobre a vida de desprendimento e doação do franciscano Benedito, conclamando os fiéis a seguir seu exemplo.
A procissão, que vem sendo realizada desde o século XVII pela Irmandade de São Benedito e a igreja católica, homenageia São Benedito, que foi franciscano, bondoso cozinheiro e filho de escravizados africanos , nascido provavelmente em 1526, no Sul da Itália.
Nos dias da festa , a cidade fica toda enfeitada para esperar a passagem das três procissões oficiais: a da subida do mastro, a principal, na segunda-feira  após a Páscoa, e a de descida do mastro, sempre no domingo subsequente à procissão, a partir das 17h. A procissão solene emociona os participantes, centenas de pessoas que a seguem, e as que ficam nas esquinas, calçadas, janelas e varandas esperando-a passar.
Vejam fotos da Festa:  fotos de:Luciene Coutinho 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.