segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM – 28/08/2011

 “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia sua cruz e siga-me”. (Mt. 16,24)


Esta exigência está contida no trecho do Evangelho, Mt. 16,21-27 e podemos entendê-la como um conjunto de condições que são essenciais, e até fundamentais, para todos aqueles que quiserem seguí-lo.
 “Se alguém”… Ele não obriga,  mas faz uma proposta. É para todos que têm, ou queiram ter, como projeto de vida: viver, seguir e praticar as verdades do Evangelho.
… quiser vir após mim”. Também não obriga, dá liberdade, assim como O Pai nos dá, nos deixando livres para tomar a decisão.
Se a frase terminasse aí, poderíamos dizer que Jesus Cristo não exige nada de nós, porém, para este: “… quiser vir,” tem uma condição, uma exigência que não é comum.
Quando chamamos alguém para nos ajudar ou ir conosco a algum lugar, nós contamos com alguma qualidade ou qualidades, daquela pessoa a quem chamamos. Não é verdade?
Mas, Jesus Cristo, muito pelo contrário, nos pede:    “… renegue-se a si mesmo”, ou seja, que renunciemos a tudo que é nosso, nossos defeitos, nossas qualidades, nossos auto-conhecimentos, nossa prepotência, enfim, Renunciar, mesmo!
Com certeza, está nos planos de Jesus Cristo fazer de cada um de nós novas criaturas; fazer novo todo o nosso ser, nosso pensar, nosso sentir, nosso agir… nosso viver. Por isso, não nos pede que deixemos as nossas dores, nossas preocupações, nossas limitações, nossos traumas, nossos complexos e nem os nossos sentimentos de indignidade.
Ele nos diz: “…tome a cada dia a sua cruz”. Por que? Ele nos conhece por dentro. Além disso, sabe e conhece qual é “a cruz” de cada um de nós; não há necessidade de mostrar, nem de esconder nada.
O que nos falta para atender o pedido de Jesus Cristo?”… E siga-me”? A insegurança, o sentimento de incompetência, a vergonha? Ou, o medo da dependência?
Sim, muitas pessoas têm este medo, medo de ficar dependente de Deus.
Que maravilha seria se toda a humanidade se tornasse dependente de Deus! Todas as nossas, ações e atitudes seriam antes, levadas à submissão dEle.
Só assim teríamos um mundo cheio de sua Glória, um mundo cheio de Paz, onde todos seriam transformados pela misericórdia de Jesus Cristo, Ungidos e conduzidos pelo Santo Espírito, quando todos se amariam de verdade.
Seria exterminado do mundo, todo qualquer tipo de iniqüidade, seria o mundo sonhado por Deus.
São Paulo nos exorta: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm.12,2)   

“Eu vos escolhi, não temais!”


Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.