terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mês do Patrimônio histórico

Exposições para comemorar o Mês do Patrimônio Histórico


A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), preparou duas exposições para o mês de agosto, onde comemora-se o Mês do Patrimônio Histórico: “Janelas do Patrimônio” e “A fotografia como registro”.
A primeira será realizada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no dia 17 de agosto, das 9h às 16h, na Praça General Osório, e tem como tema “Janelas do Patrimônio”, onde 10 banners serão expostos contendo “janelas” de diversos museus do Brasil, como o Histórico Nacional, de Belas-Artes, de Petrópolis e outros. Segundo o gerente de Patrimônio Histórico da TurisAngra, Alonso de Oliveira, a proposta da mostra se insere no conjunto das iniciativas do Iphan para a criação de linhas de pesquisas que promovam o conhecimento no campo do patrimônio cultural.
Já a segunda será no dia 19, na nave do convento São Bernardino de Sena, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Essa exposição contará com diversos registros fotográficos, que são considerados importantes instrumentos de preservação cultural.
– Fotografias, retratos e álbuns de famílias são preciosos acervos guardados nas estantes e gavetas de nossas casas. As representações visuais sempre foram aliadas das ações de preservação, desde o daguerreótipo – precursor da fotografia e contemporâneo das primeiras leis relativas à preservação cultural, surgidas na França,do século XIX, até as modernas fotografias digitais – explicou o gerente da pasta, que ainda enfatizou que as exposições são abertas à população e as entradas, gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.