quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa de São Pedro e São Paulo

Festa de São Pedro e São Paulo em Angra vai ter 
procissão marítima do Cais de Santa Luzia até a capela 
da ilhota do Bonfim



A Festa de São Pedro e São Paulo, no Centro de Angra, foi resgatada no ano passado pela prefeitura, através do Departamento de Patrimônio Histórico, que na época estava ligado à TurisAngra.
No domingo, dia 3, a festa novamente estará abrilhantando a cidade, desta vez realizada pela Fundação Cultural (Cultuar), com missa campal e procissão marítima saindo do Cais de Santa Luzia.
A missa campal será celebrada as 9h em fente à igreja da Lapa e da Boa Morte. A procissão marítima sairá às 10h do Cais de Santa Luzia e seguirá até a capela da ilhota do Bonfim.
As imagens de São Pedro e São Paulo que participarão da festa religiosa foram adquiridas pelos pescadores da cidade, que as doaram para a igreja na década de 1940, quando a festa ganhou grande impulso.
Até a década de 1980, a festa foi realizada com bastante pompa: levantamento de mastro, ladainhas, missas, leilões e procissão marítima com diversas embarcações enfeitadas pelos pescadores, que compareciam em massa para abrilhantar os festejos.
São Pedro e São Paulo são comemorados pela ICgreja católica no dia 29 de junho. São Pedro é o padroeiro dos pescadores. Sua história de pescador e homem humilde cativa os devotos, tendo sido considerado pela Igreja como o primeiro papa da História e o chaveiro do céu.
Segundo a Igreja Católica, São Paulo era um homem de grande liderança e o mais culto dos apóstolos. Judeu e cidadão romano, foi um implacável perseguidor dos cristãos até que Jesus Ressuscitado lhe apareceu e o converteu. A partir desse episódio, Paulo consagrou toda a sua vida a serviço de Cristo.
Jornalista Nádia Valverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.