terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa do Divino

Menino Imperador Octacílio Neto chega de barco ao Cais de Santa Luzia, na manhã do dia 10, para abrir as manifestações culturais da 
Festa do Divino de Angra

Diversas comunidades estão presentes na organização da festa

A Prefeitura de Angra, a Fundação Cultural (Cultuar), a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, artistas e a comunidade em geral, representada por dezenas de pessoas de diversos bairros da cidade, estão a cada ano que passa abraçando e participando cada vez mais da organização religiosa e cultural da Festa do Divino Espírito Santo.
Exemplo disso pode ser visto no séquito, grupo de garotos que acompanham o Menino Imperador, neste ano representado por Octacílio de Carvalho Teles Neto, 13 anos, morador da Rua 11 de Junho, no Morro do Abel (Centro da cidade).
Do séquito fazem parte os irmãos Thales de Carvalho Mendes (guarda-estoque) e Thomas de Carvalho Mendes (2º vassalo), da comunidade do Bonfim; Hugo de Melo Oliveira (mordomo), do Morro do Santo Antônio); Gabriel Seabra Bernardo 
(1º vassalo), da Rua Sargento Beanor (Morro do Carmo); Bruno Moreira dos Santos (3º vassalo), da Rua Lincoln Corrêa da Silva (Morro da Carioca); Lucas Abreu de Souza (4º vassalo), do Morro do Santo Antônio; Thiago dos Santos Anjos, Santo Antônio (5º vassalo), Jardel Bernardo Seabra (6º vassalo), e os anjos Maria Eduarda Melo de Oliveira, e Maria Eduarda Vidal, ambas do Morro do Santo Antônio; e o comandante da barquinha Érico Borges Grave Bragança, morador do Centro. Todos foram escolhido através de sorteio pela catequese do Centro.
A comitiva chega de barco à cidade, em grande festa, na sexta-feira, dia 10, às 10h, no Cais de Santa Luzia. Ao chegar, o Menino Imperador será recebido pelo prefeito Tuca Jordão, banda de música, grupos de danças, autoridades, bate-moleque, burrinha e a vaca malhada.
O Menino Imperador Octacílio diz que sempre sonhou em ser escolhido imperador da festa. Toda sua família é católica. Ele é coroinha das igrejas Matriz e do Carmo e participa do sorteio há alguns anos. Em 2007 foi sorteado para mordomo e em 2008 e 2009, para vassalo. Seu pais são Wilson Rocha Telles e Sônia Maria de Almeida Telles. Octacílio tem uma irmã de 18 anos, Mariane de Almeida Teles, que também está radiante com a novidade. O pai Wilson explica que ter seu filho escolhido como imperador da festa é uma honra, porque ela cultua o Espírito Santo em comunidade, e este é o sentido principal da festejo religioso.
O menino Octacílio disse que sonha todos os dias com a coroação na igreja, que , na opinião dele, é a parte mais bonita da festa, além da procissão e a chegada de barco à cidade. Ele convida todos da escola onde estuda, o Instituto Emiliano Rosa, e alunos das demais escolas da cidade para prestigiarem a chegada do barco e todas as passagens da festa.
Além dos integrantes do séquito, cerca de 500 dançarinos, vindos de todos os bairros, participam da festa nos grupos dos Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos. Existem pessoas como a Aparecida (a Cida do Morro do Peres), suas irmãs Tânia e Graça e sobrinhos, que dançam na festa há mais de 20 anos. 

Família do Menino Imperador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.