domingo, 5 de junho de 2011

Sugestões...

SUGESTÕES PARA O 45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Animação inicial

A mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, do Papa Bento XVI, para o ano de 2011, traz o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O Papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas pensando no bem comum, destacando a verdade na atuação dos participantes das redes sociais e principalmente o papel dos jovens na era digital. O Papa Bento XVI diz que “as novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”. Por fim, o Papa destaca que não podemos esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o encontro humano direto com as pessoas. Que nosso compromisso como discípulos missionários nos leve à verdade, ao anúncio e à autenticidade de vida na era digital.

Preces
1) Que os nossos meios de comunicação possam ser promotores da paz, da unidade e da comunhão, rezemos ao Senhor.

2) Que as mídias sociais possam ser canais de luz e propagação do Evangelho, rezemos ao Senhor.

3) Que as novas tecnologias, como diz o Papa na mensagem para este dia, permitam que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades autênticas, rezemos ao Senhor.

4) Que mais pessoas sintam-se chamadas a ser agentes da Pastoral da Comunicação, rezemos ao Senhor.

Atividades que podem ser realizadas

1) Ler e refletir, em grupo, a mensagem do Papa para este dia.

2) Realizar uma semana ou um tríduo da comunicação, com oficinas, palestras, debates, mesas-redondas, gincanas, exposições das ações feitas pelas pastorais, programas radiofônicos, exibição de filmes.

3) Organização de uma campanha que incentive os fiéis a evangelizarem através das novas mídias. No Dia das Comunicações, os fiéis podem utilizar os meios para enviar mensagens de evangelização através de e-mails, mensagens de celular, orkut, twitter, facebook, entre outros.

4) Preparar a celebração para o dia envolvendo agentes da Pascom e de outras pastorais, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Comunicação Social.

5) Promover um momento de confraternização com os profissionais da imprensa:
partida de futebol Imprensa x Pascom, churrasco, café da manhã.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.