quarta-feira, 8 de junho de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo.

Pentecostes

 

“…soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.” ( Jo. 20, 22b )


Com esta frase, Jesus Cristo “Ordena” os Discípulos, ou seja, confere-lhes o Sacramento da Ordem, torna-os Apóstolos, instituindo naquele momento o Colégio Apostólico, dando-lhes um poder amplamente exercido por Ele que, para os judeus, foi causa de grande escândalo, o perdão dos pecados: “Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos.”(V.23)

Estaremos Celebrando no próximo Domingo, O Dia de Pentecostes, a descida do Espírito Santo de Deus, O Prometido do Pai. É um momento de grande júbilo para toda Igreja Católica, pois, foi um marco na sua história, foi neste “Dia” que, pela graça, Deus torna pública, uma declaração de Jesus Cristo, quando diz: "E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela."(Mt. 16,18).

“Chegando o dia de Pentecostes, estando todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados…Ficaram todos cheios do Espírito Santo,(At. 2, 1-4)
Depois de ter  recebido a Unção no Dia de Pentecostes, Pedro pôs-se de pé, toma a palavra em companhia dos onze, com voz forte, faz uma pregação em nome de Jesus Cristo, que naquele dia converteu o coração de mais ou menos três mil pessoas. (Cf. At.2,14.40)
Nesse momento então, podemos dizer que: “Nasceu aí, a Igreja Católica”:
- Deus torna pública, a instituição do Colégio Apostólico, a atitude que Jesus Cristo havia tomado.
- Pedro toma para si, a principal Missão da Igreja, a de Evangelizar, levar os pecadores à conversão, ao conhecimento das verdades de Jesus Cristo quando diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo.”(At. 2,38)
- A Igreja não é formada somente pelo Colégio Apostólico, isto é, os Bispos, e seus auxiliares, os Padres. Ela é formada pelo Colégio Apostólico e mais aqueles que aderem o projeto de Jesus Cristo, o de implantar o Reino de Deus em todos lugares. Nós Leigos também somos Igreja!
O que é muito bonito, é que toda conversão passa do arrependimento à misericórdia de Deus e da misericórdia ao perdão, do perdão à remissão dos pecados, da remissão à redenção.
Que neste Dia de Pentecostes sejamos todos, revestidos com a Força do Alto, para sermos verdadeiros convertidos e comprometidos com a implantação do Reino de Deus, ajudando toda a Igreja, na Missão de Evangelizar.

Fabiano Câmara Bensi­


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.