sexta-feira, 13 de maio de 2011

Festa do Divino

Folia do Divino inicia visitas para anunciar a 
Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis

A Folia do Divino, do tradicional grupo do mestre Codrato Germano, vai iniciar às visitas as ruas da cidade para anunciar que a Festa do Divino Espírito Santo, de Angra dos Reis, está chegando. A festa se realizará nos dias 10, 11 e 12 de junho, com eventos religiosos e culturais.
A Folia do Codrato se apresentará durante três tardes, sempre a partir das 14h, para reviver uma tradição secular, que no passado era grandiosa e cercada de simbolismos, alguns deles ainda presentes nas canções, vestimentas , bandeiras e instrumentos da folia.
No domingo, dia 15 , a folia estará se apresentando nas principais ruas do Centro da Cidade. No dia 22 de maio, a folia percorrerá as ruas do Morro do Carmo; e no dia 29 estará nas ruas do bairro São Bento (Centro da cidade).
Segundo o mestre Codrato, a Folia do Divino, após a Páscoa, percorria todo o município visitando as famílias para recolher contribuições para a realização da festa. “Os grupos se apresentavam com a bandeira para trazer a benção do céu para as famílias, que em troca ajudavam a festa com donativos. Hoje em dia não mais acontece desse jeito porque a festa está sendo feita pela Igreja e a prefeitura, que são as responsáveis pelo resgate do evento desde a década de 80”, explica Codrato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.