terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mensagem de Natal

Queridos paroquianos (as):

É chegado o grande momento tão esperado pelo povo cristão: o nascimento de Jesus. Deus divino que se fez humano para estar junto do povo sofredor, injustiçado e espoliado pelos poderes político, econômico e religioso e outros mais. Para melhor celebrar o natal, a grande oportunidade é deixar Jesus nascer na manjedoura chamado coração. É de lá que saem as imoralidades, brigas, raivas, vingança, ódio e toda maledicência que possa existir.

Na noite do dia e 20/12 na cidade de Rio Claro, o prefeito foi assassinado e eu li um trecho de uma reportagem que dizia : “ Prefeito de Rio Claro é assassinado. Estamos vivendo um verdadeiro inferno nas mãos de pessoas sem o mínimo de amor ao próximo. É a ganância pelo poder e pelo maldito dinheiro".

O padre Zézinho tem uma melodia que diz: “Tudo seria bem melhor, se o natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria e se os pais fossem José e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”. Não fosse a ganância, a corrupção, a falta de ética, o mundo viveria todos os dias o natal. As pessoas de hoje, em sua maior parte só pensa em si. Esquece do próximo. Vivem longe do ideal que Jesus veio propor: vida em abundância para todos .” É quase impossível andar pelas estradas da vida sem termos tragédia de todos os tipos e de todos os jeitos e todos os dias.

Então é natal... é festa cristã!!!  Desse jeito? Onde está em sua vida uma parte dedicada a Jesus?  Ele que com sua simpatia superava todos os conflitos que se pode ter uma pessoa. Quantas pessoas beberam dessa simpatia: Gandhi, símbolo mundial da não violência, de religião hindu, diante do crucifixo, baixava a cabeça e chegava a chorar de emoção. Gandhi e muitas outras pessoas enxergavam em Jesus o filho de Deus, por isso são lembrados pela história, pela sociedade. Pessoas que colocam Jesus como bem superior sabem viver o natal. Souberam entender seu recado de amor e compaixão e sabem que todos nós precisamos de igreja, de uma religião, mas elas são secundárias; o absoluto é Jesus Cristo. Portanto viver o natal, a festa cristã, é abraçar a todos: amigos e inimigos. É sentir um abraço, um beijo, é ter uma conversa sincera. Tudo é fácil, mas gostamos de complicar. Dizia o falecido Chacrinha: “ eu vim para confundir e não para explicar."

Portanto, vamos viver o natal, vamos nos alegrar. Toda pessoa é um ser em construção e o grande convite é deixar o tijolo do amor construir nossa vida. Meu caro irmão, olhe pra dentro do seu coração, vê se o natal se tornou conversão e te ensinou a viver. E com essa mensagem desejo que todos tenham um feliz natal, próspero ano novo. Que juntos possamos construir um mundo ideal para todos regado de paz, amor e prosperidade.

Feliz Natal.
Frei Reinaldo Rodrigues das Chagas.

Fonte bibiográfica

Mosconi, padre Luis. Dar um sentido verdadeiro à sua vida – pg 82 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.