sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia da Bíblia

Dia 30 de Setembro - Dia da Biblia
A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO EM ANGRA DOS REIS, CONTA COM MAIS DE 30 CÍRCULOS BÍBLICOS. HERANÇA DA PRESENÇA E DO TRABALHO DE FREI CARLOS MESTERS, O. CARM.
HOJE ESSES CIRCULOS SE ENCONTRARÃO NA IGREJA DO CARMO PARA CELEBRAR O DIA DA BIBLIA.
VENHA CELEBRAR CONOSCO.
LOCAL: IGREJA DO CARMO
HORÁRIO: 19:30h.
E aproveitamos para informar que o Programa Despertar em Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na rádio angra 1050 kwats, realizou hoje o sorteio de uma bíblia e a ganhadora foi:  Daniela dos Santos Gomes, do morro do peres, ela receberá a sua biblia neste domingo dia 02/10/2011 na Missa das 18h, no Carmo.

Aprendendo com Frei Donizetti

Hoje na nossa liturgia comemoramos a memória de São Jerônimo, viveu ele uma vida monástica, na gruta em Belém dedicou sua vida na tradução da Bíblia Sagrada do grego e o hebraico para o latim, chamada vulgata. Viveu em comunhão com Deus através das orações e das renúncias que fez para dedicar totalmente na leitura da Palavra de Deus. Dizia ele; "Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer o próprio Cristo. Quem ignora os evangelhos, ignora o próprio Jesus Cristo. O caminho para Deus está no estudo e na meditação da Palavra de Deus."
A título de curiosidade, a nossa Bíblia Católica tem73 livros sagrados, a Ortodoxa 79 livros e a dos protestantes 66 pois eles consideram os livros históricos como sendo apócrifos.
Tenham todos um bom dia.
Frei Donizetti.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia Dos Arcanjos

Hoje comemoramos os Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael. 
Miguel - Quem como Deus? 
Gabriel - Força de Deus.
Rafael - Deus curou ou Deus cura. Tanto no AT, como no NT, os anjos eram os intermediários entre Deus e os homens, por isso a devoção aos Santos Anjos. 
Que nós hoje possamos ser anjos para os nossos amigos, e levar a cada um deles a Palavra de Deus que dá força e confiança para os que vivem desesperados nesta vida,
bom dia a todos.
Frei Donizetti.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude

ARQUIDIOCESE DO RIO LANÇA CONCURSO
PARA LOGO DA JMJ RIO 2013


Foi lançado, na manhã desta terça-feira, 27, o concurso para irá escolher a logomarca oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - RIO2013. O anúncio foi feito pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, durante a inauguração da sede do Comitê Organizador Local (COL/Rio), que fica no sétimo andar do edifício João Paulo II, na Glória (RJ).


Dom Orani fez o anúncio do regulamento do concurso e deu a bênção ao local que centralizará todas as atividades relacionadas à Jornada. A JMJ irá ocorrer na cidade carioca na segunda quinzena de julho e reunirá milhares de jovens do mundo inteiro.  “Este momento é significativo para todos nós. Neste lugar, daremos continuidade aos trabalhos iniciados 
dia 21 de agosto, logo após o anúncio oficial de que o Rio seria a cidade da próxima JMJ.
Aqui é a sede oficial do Comitê Local, que junto com o Comitê Central, que fica no Vaticano, servirá para a organização de todas as ações relacionadas à Jornada”, explicou Dom Orani.

 Após a bênção do espaço físico do COL/Rio, Dom Orani assinou o contrato que autoriza o concurso para a escolha da Logo oficial da JMJ RIO2013. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 27 de setembro a 22 de outubro de 2011. O regulamento e o termo de cessão gratuita de direitos autorais estão disponíveis no site oficial do evento: www.rio2013.com. Os trabalhos e a documentação original exigida deverão ser enviados exclusivamente pelos correios para o Instituto JMJ RIO2013 (Rua Benjamin Constant, 23 – 7° andar,
CEP 20.241–150, Rio de Janeiro). 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Refletindo o Evangelho de Domingo


XXVII Domingo do Tempo Comum – 02/10/2011

“A pedra rejeitada… tornou-se a pedra Angular;” (Mt. 21,42b)


Esta expressão encontra-se quase no final do longo capítulo 21 do Evangelho de S. Mateus. Este capítulo relata diversas ações de Jesus Cristo: a expulsão dos vendilhões do templo, após sua entrada triunfal em Jerusalém; a maldição à figueira na qual não encontrou frutos; a parábola dos dois filhos que fazem o contrário do que prometeram ao pai; a parábola dos lavradores que matam os enviados do patrão e por fim assassinam o filho do patrão.
Tendo percebido que os “príncipes dos sacerdotes”, os “anciãos do povo”, bem como os “fariseus”, não tinham entendido ainda tudo que estava acontecendo naquela época, ou não estavam aceitando o que estava acontecendo naquele momento, ou seja, o risco de perder o “poder”. Jesus Cristo conclui, em apenas 11 Versículos, a história do “Povo de Israel”, conta a “Parábola dos lavradores homicidas”, Mt. 21,33-43, mostrando que sabia o que estava falando, o que estava acontecendo e o que iria acontecer.
Nesta Parábola fica bem entendido:
* o “Proprietário” é Deus Pai;
* a “Vinha” é Israel, o povo escolhido;
* a “Sebe” ou “cerca” são as Leis ou os preceitos Deus;
* os “Maus lavradores” são os homens cheios de interesses próprios, os chefes religiosos e doutores da lei;
* os “Servos” são os profetas que antecederam Jesus Cristo;
* o “Filho” é o próprio Jesus Cristo. 
Jesus Cristo está se referindo à rejeição que a ele mesmo foi dirigida e conclui: “Por isso vos digo: será tirado de vós o Reino de Deus e entregue a um povo que produza os devidos frutos”. (V.43)
Esta afirmação tão severa nos faz pensar:
   Quais os “Frutos” que o Senhor espera que nossa espiritualidade produza?
   O que Ele espera de nós, cristãos?
Sem dúvida, o primeiro fruto é o da justiça, princípio da virtude e fundamento de toda a lei.
A  justiça reconhece os direitos de todos, também o direito de Deus, que está acima de qualquer outro direito. Olhando para Deus, o cristão vê a necessidade de ser justo e reto em sua vida.
Olhando para o nosso irmão ou irmã, deveremos, além do Amor de Deus, ver também a necessidade de ter para com ele ou ela  justiça, misericórdia, solidariedade e respeito.
Quantos necessitam hoje de nossa Fidelidade a Deus! Nossa Igreja, nossas famílias, nossos locais de trabalho e de lazer, nossas escolas, nossa sociedade, nossos meios de comunicação, nossa política e economia. Necessitam de testemunhos verdadeiros de , de Justiça e Misericórdia, de sinais visíveis do Reino de Deus!
“Eis o que vos mando… que vás e produzas Frutos!.”

Fabiano Camara Bensi

sábado, 24 de setembro de 2011

Ioiô na Praça da Matriz

Ioiô é atração para a garotada na Praça da Matriz nas manhãs de sábado
 
   A Equipe Fênix de Ioiô está em Angra dos Reis promovendo a prática deste esporte junto às crianças, adolescentes e até para “marmanjos”, pois não há idade para se divertir nesta tradicional brincadeira que exercitamos desde a infância. A presença de “feras” do ioiô na cidade é uma parceria da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com a empresa que roda o País divertindo à criançada e ensinado-a as manobras do ioiô.
   Todos os sábados, até o início de dezembro, a Equipe Fênix, comandada pelos instrutores Sávio Martins, Leandro Conrado e Lucas Celeste, vai estar na Praça da Matriz, no Centro, das 10 da manhã ao meio dia, ensinando a garotada e também aos adultos, como se faz para rodar o brinquedo, desde o básico a manobras mais simples, como dorminhoco, cachorrinho passeando, meia volta, catarata, trevo, balanço, e até mais difíceis como estrela, motoquinha, montanha russa, entre outras.

Concertos na Matriz

Foi um sucesso  à estreia do projeto Temporada de Concertos da Cultuar. Participaram  o Coral da Cidade, o Coral Infanto-juvenil e o grupo da Oficina de Música Latino-americana que foram as grandes estrelas, sob a regência impecável de Moacir Saraiva, 
na noite de quinta-feira, 15, na igreja Matriz.
O concerto começou às 20h30, com o Coral Infanto-juvenil, com crianças de oito a 14 anos, e o grupo de Oficina de Música Latino-americanas, apresentando 14 canções , dentre elas música popular e folclórica brasileira, como sambas e cirandas; canções latino-americana, do Equador e da Bolívia; e uma canção dos indígenas caiapós.
Logo em seguida, os integrantes da Oficina de Música Latino-americana fizeram uma bela apresentação, também sob a regência de Moacir Saraiva, e ainda participaram da abertura do concerto do Coral da Cidade, cantando e tocando juntos o canto Tupinambám “Canide Youne Sabath”, de Villa-Lobos. O Coral da Cidade fechou o evento com chave de ouro apresentando 11 trabalhos, como “Maria Bonita”, com solo lindíssimo da contralto Carolina Daher; “Verde mar navgar”, “Caicó”, “Timoneiro” e outros mais.
 
Colaborou: Nádia Valverde

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Formação Promovida pela Pascom



Oficina de Rádio e Locução no Convento do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através da Pastoral da Comunicação, promoveu na manhã de domingo, 18 de setembro, no Convento do Carmo  encontro de formação para comunicadores católicos.
Postura ao microfone e técnicas de oratória, entre outros assuntos radiofônicos  foram o tema da palestra proferida pelo radialista Vladimir Flores.  O evento teve como objetivo motivar os agentes da Pascom e demais  pastorais a desenvolver o seu potencial de fala.
Segundo o palestrante o primeiro princípio de conduta para a oratória veio no século V .ac.
e era  utilizada apenas por  advogados  nos tribunais. Hoje, a oratória não é privilégio dos advogados, sábios, políticos, professores e religiosos. “Todos precisamos de boa fala”, afirma Vladimir Flores.
Durante a oficina, os participantes puderam praticar as técnicas orientadas pelo palestrante , com exercício  de articulação para destravar a língua. Para exemplificar  todos tentaram conjugar  o verbo “tagarelar” no tempo futuro: Eu tagarelarei, tu tagarelarás...e por aí vai!
Outro assunto que arrancou risos da platéia foi a tal da “tutologia” (repetições viciadas) . O exemplo clássico é : acabamento final, subir para cima, e muitos outras frases com repetições de palavras desnecessárias  que chamamos de armadilha da língua portuguesa.
 A Oficina que reuniu católicos animados contou com a participação  especial do radialista  Walter Guida  da Rádio Angra, que faz parte da equipe do Programa “Despertar em Cristo “, patrocinado pela nossa paróquia. O programa vai ao ar de a sábado de 8h às 8h40.   
E você ficou interessado em  saber mais e participar da Pascom?  Então, fique blogado.  Estamos preparando uma série de oficinas na área de comunicação que anunciaremos em breve.

Agradecimentos
A Pastoral da Comunicação (Pascom) agradece ao palestrante Vladimir Flores, e a você pela sua participação nesta oficina de Rádio e Locução realizada em nossa Paróquia. Temos a certeza de que este encontro de convivência proporcionou a todos um rico momento de aprendizado na arte de falar e o fortalecimento de nossas ações voltadas para o anúncio da palavra de Deus.
Que o Senhor abençoe a todos!    
Equipe da Pascom
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Diocese de Itaguaí-RJ

Texto: Dalizânia Mello
Fotos: Micheline Alves











JUVENTUDE ESPORTE E FÉ

Arquidiocese do Rio de Janeiro reflete sobre Fé e Esporte


esporte_fe_rjA arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu, durante a Semana do Esporte e Fé, o secretário da seção “Igreja e Esporte”, do Pontifício Concílio para os Leigos, padre Kevin Lixey, como conferencista do Seminário “Religião e o Esporte”, na Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. O arcebispo dom Orani João Tempesta, o coordenador da Pastoral do Esporte, padre José Carlos Lino, a deputada estadual Myriam Rios, o representante da Associação Nacional de Educação Católica, Tarcísio Basílio e o membro do Diretório Monárquico do Brasil, Marcelo Roberto Ferreira compuseram a mesa de reflexões sobre o tema
O evento foi aberto pelo arcebispo, que destacou a importância do esporte para a evangelização, recordando a proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e das Olimpíadas que terão o Rio de Janeiro como sede e o trabalho realizado pelo padre Lino, inclusive divulgando a Pastoral do Esporte em outras dioceses do país.
Padre Kevin destacou que, hoje, o esporte assume a proporção de fenômeno de massa e é capaz de derrubar as barreiras geográficas, sociais, econômicas e lingüísticas, sendo importante para a vida saudável. A prática esportiva, segundo acredita, é fundamental para o desenvolvimento integral da pessoa, visando a boa forma física para a “boa vida interior”. Para ele, os exercícios são um “precioso instrumento educativo”, visto que possibilitam uma “magnífica disciplina pessoal”, que auxilia no equilíbrio psíquico e orienta para “manifestações fraternas”.
“O esporte se manifesta como um portador de significados que ultrapassa a mera prática esportiva. É capaz de interpretar a vida e de contextualizá-la no mistério da pessoa humana - o que recupera a dimensão da espiritualidade no esporte, não como uma entidade que é adicionada a partir do exterior, mas como uma qualidade interior daquele que o pratica”, explicou.
O esporte foi apresentado como um importante sinal de esperança também para o próprio homem e para a cultura. De acordo com o padre Kevin, o objetivo principal da Igreja não consiste tanto em fomentar nem simplesmente promover qualquer esporte, mas na criação de condições para construir uma personalidade completa dotada com uma lúcida consciência moral, capaz de enfrentar as vicissitudes da vida.
O beato papa João Paulo II foi quem inaugurou a seção “Igreja e Esporte”, no Pontifício Concilio para os Leigos, em 2004. A percepção da amplitude de horizontes que o esporte abre para a evangelização é que vem à tona com mais força.
A semana do Esporte e Fé teve início no último domingo, 11, e segue até o próximo sábado, 17, quando haverá o encontro “Juventude Esporte e Fé”, na catedral, às 10h.

PASTORAL DA SOBRIEDADE

Pais subestimam o uso do álcool e drogas pelos filhos.

Quando o assunto é drogas e álcool na adolescência, a maior parte dos pais prefere acreditar que o problema existe, mas com o vizinho, e não com os próprios filhos. Isso é o que sugere um novo estudo norte-americano, que descobriu que a maior parte dos pais crê que mais da metade dos adolescentes ingerem álcool – mas eles não incluem os próprios filhos nessa estatística.
Apenas 10% dos pais acreditam que os seus filhos ingeriram álcool no último ano, e 5% acham que seus filhos adolescentes fumaram maconha nesse período.
Esses números reduzidos contrastam com a realidade, já que um levantamento recente mostrou que 52% dos adolescentes pesquisados relataram ter ingerido bebidas alcoólicas e 28% afirmaram uso de maconha no último ano. Essa pesquisa foi realizada com cerca de 420 escolas públicas e privadas de ensino médio e ensino fundamental dos Estados Unidos, o que forneceu uma representação bastante precisa dos estudantes de diferentes níveis no país.
Mas enquanto os pais parecem acreditar que seus filhos estão longe das drogas e do álcool, eles certamente não acreditam que os colegas de seus filhos são tão inocentes assim. De acordo com o estudo, 60% dos pais afirmaram que acreditam que colegas de seus filhos beberam álcool e 40% crê que eles usaram maconha no último ano.
O quadro que indica que os pais esperam que os problemas com drogas e álcool não acontecerão dentro de casa mostra a necessidade de conscientização sobre o uso dessas substâncias na adolescência. A sugestão dos pesquisadores é a de que os pais abordem o assunto com os filhos adolescentes de uma forma não ameaçadora, e que falem com eles sobre a importância de resistir à pressão negativa dos colegas.
Os pesquisadores também sugerem que os pais acompanhem a vida dos filhos e procurem sinais do uso dessas substâncias. Mas sem exageros: se os pais descobrirem que o filho já passou por uma experiência do tipo, a oportunidade deve ser aproveitada para conversar com os adolescentes, e não para puni-los. O mais importante é sempre o diálogo e o jogo limpo – tanto da parte dos pais quanto dos filhos.
HYPE SCIENCE

“Uso de drogas existe solução, mesmo ele não querendo”.
Tadeu Assis - Técnico em Dependência Química.
Participe do Grupo de Auto Ajuda da Pastoral da Sobriedade em sua Paróquia
 
REUNIÃO TODAS AS SEGUNDA-FEIRAS ÁS 19:30H NO CONVENTO DO CARMO

BLOGUEIROS CATÓLICOS

Encontro de Blogueiros Católicos reflete fé na Web

Texto: Nice Affonso
Fotos: Aldo Marques


Arquidiocese do Rio de Janeiro realizou no último sábado, 17 de setembro, o E+Blog — o Encontro de Blogueiros Católicos, no Edifício João Paulo II, na Glória. O encontro voltado para a blogosfera, primeiro ocorrido no mundo após o do Vaticano, reuniu cerca de 80 pessoas para a reflexão sobre como dar testemunho cristão em ambiente virtual. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o Vigário Episcopal para a Comunicação Social, Cônego Marcos William Bernardo, participaram do evento.
O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Márcio Queiroz, fez a abertura do encontro recordando aos presentes o valor da comunhão com Deus e com os irmãos.




— É muito importante estar inserido no corpo, que é a Igreja. (...) Ninguém está sozinho: a Igreja caminha junto e também se importa com vocês, disse aos blogueiros.
A jornalista e assistente social Sílvia Helena Gonzaga refletiu sobre “Vida e Missão do Leigo no mundo de hoje”. Ela explicou que leigo “é todo aquele que não é membro do ministério sagrado, mas que é cristão batizado” e mostrou que, exatamente por causa do sacramento recebido, é importante que cada um tome a consciência de que não pode ser descomprometido.

O Beato João Paulo II foi apresentado como exemplo concreto de evangelizador que usou de todos os meios da expressão humana para o anúncio do Reino de Deus. A espiritualidade do comunicador, independente do tema explorado pelo blog, foi colocada em voga. Pois, de acordo com a abordagem de Sílvia, “passar valores humanos também é evangelizar”.




— É a experiência pessoal com Jesus que nos leva à evangelização. Quando você bloga, o seu rosto cristão consegue sair da penumbra e se colocar à luz?, questionou a palestrante.
O tema “Liberdade, responsabilidade e clareza católica na comunicação” foi abordado pela jornalista Nice Affonso. A importância da coerência e unidade entre pensar, sentir e agir ganhou destaque como fator fundamental para uma autêntica comunicação.

— O blogueiro católico não pode acreditar numa coisa e se posicionar publicamente, pela rede, de uma forma diferente. Isso é uma incoerência. O cristão não deve fugir dos valores cristãos, porque é comunicador da verdade. Não de qualquer verdade, mas da verdade por excelência, da Boa Nova. Por isso é importante que cada um anuncie, em tudo o que faz, o próprio Cristo, que é caminho, verdade e vida, orientou.

Para a palestrante, é possível aos blogueiros testemunhar Cristo mesmo sem falar explicitamente de Cristo, porque os valores humanos e a propagação do bem já trazem em si o anúncio do Evangelho.

— A força de evangelização de um blog está na capacidade que ele tem de alcançar pessoas que talvez nunca chegassem às igrejas. O que se comunica por esse veículo tem o poder de alcançar com mais facilidade o coração dos homens, porque tem uma linguagem específica para aquele público específico, mesmo que seja nas entrelinhas ou por trás das imagens escolhidas, lembrou Nice.
O Arcebispo do Rio esteve entre os blogueiros para deixar a sua mensagem e abençoá-los:

— Queremos utilizar os dons que temos para construir um mundo mais justo, mais fraterno. (...) Precisamos participar dessa nova cultura que a tecnologia vai fazendo nascer e ter responsabilidade. Nós não podemos nos omitir, exortou Dom Orani.

O Vigário Episcopal para a Comunicação Social lembrou a importância da missão de cada blogueiro:




— Vocês, blogueiros, vão mexendo com a subjetividade global. E conseguem conectar elementos para que outras pessoas façam a sua experiência de verdade, por isso é importante a responsabilidade. As ferramentas que vocês têm nas mãos podem fazer com que o homem acredite na vida, no próprio homem e em Deus, destacou Cônego Marcos William.
A historiadora Flor Marta deu dicas para melhor trabalhar na blogosfera, indicando o caminho de sempre pensar o blog como serviço, utilizando a valorização da vida cotidiana para o conteúdo apresentado.




— Quantidade, qualidade e conteúdo importam, lembrou.
Encerrando a manhã, os veículos de comunicação oficiais da Arquidiocese foram apresentados, por meio dos testemunhos de alguns dos profissionais que neles atuam. A idéia foi apresentar o trabalho da imprensa da Arquidiocese como fonte confiável de informação e formação para os blogueiros católicos.
A jornalista Leanna Scal e Nestor Rangel, impossibilitados de comparecer pessoalmente, deixaram um vídeo gravado sobre suas experiências pessoais e também sobre a missão da Web TV Redentor, que busca ter matérias atrativas para atrair, inclusive, pessoas que não participam da Igreja.

— Apresentar Jesus via internet é uma experiência única, partilhou Nestor.




A jornalista Marcylene Capper contou sua experiência profissional na Rádio Catedral e partilhou seu empenho pela busca da fonte confiável e da verdade para promover notícias que valorizem as pessoas. O jornal Testemunho de Fé foi apresentado pela jornalista Andréia Gripp, que em seu relato pessoal falou também sobre a missão a que se sente chamada, que é a de promover a comunhão. A jornalista Nice Affonso contou sobre o trabalho desenvolvido no Portal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que por ela sempre foi compreendido muito mais como missão de evangelização, devido à abrangência que a internet possibilita.
Na parte da tarde, houve um painel de discussão para o tema “Blogueiro Católico: desafios e testemunho”. O publicitário Aldo Marques foi o moderador da mesa, composta pelos blogueiros Alexandra Gurgel, Paulo Moraes e Flor Marta. A discussão abordou a atuação dos jovens na blogosfera, apontou a necessidade de os sacerdotes estarem mais presentes nas mídias sociais realizando um bom trabalho de evangelização e questionou a importância de os blogueiros serem defensores da Igreja, diante dos muitos ataques que ela sofre por parte da grande imprensa.

— Na internet nós somos o que nós escrevemos. O importante é o seu posicionamento, concluiu Paulo Moraes.

Após o painel, houve um momento de partilha em grupos, onde os participantes puderam discutir os temas abordados ao longo do dia e também sugerir ações para os próximos encontros de blogueiros. Oficinas de formação e maior inserção de blogueiros não envolvidos com a Igreja foram metas apontadas pelos participantes.




--
"Tirem Cristo da minha vida e tudo desabará como um corpo a que se retirasse o esqueleto, o coração e a cabeça." 
(Pe. Arrupe, SJ)


Refletindo o Evangelho de Domingo.


XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM – 25/09/2011

“Que vos parece?” (Mt. 21,28a)

Enquanto Jesus Cristo ensinava no Templo, os príncipes dos sacerdotes e anciãos do povo o questionaram quanto à sua autoridade, perguntando: “Com que direito fazes isto? Quem te deu esta autoridade?” Ele então lhes respondeu com outra pergunta: “Donde procedia o batismo de João: do céu ou dos homens?” Após alguns questionamentos pessoais: Responderam a Jesus: ‘Não sabemos.’Pois, tampouco vos digo, com que direito faço estas coisas. Respondeu Jesus Cristo. ( Cf. Mt. 20, 23-27 )
Jesus Cristo, então, propõe a Parábola dos dois filhos, Mt. 21,28-32. Inicia com uma pequena pergunta: “Que vos parece?” E continua: “Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha.’ Respondeu ele: ’Não quero.’ Mas em seguida, tocado de arrependimento, foi. Dirigindo-se ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu. ‘Sim, pai!’ Mas não foi. Qual fez a vontade do pai? — “O primeiro”, responderam-lhe. (V. 28-31a)     
 Este trecho do Evangelho é de fácil dedução e de difícil compreensão, aliás, quando Jesus Cristo se dirigia aos doutores da Lei, aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos Ele utilizava palavras ou frases, sempre numa relação de semelhança subentendida entre o sentido próprio e o figurado, quase sempre com a intenção de confundi-los. E a resposta dada por eles, era tudo que Jesus Cristo queria ouvir e disse-lhes: “Em verdade vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino de Deus!”(V.31b)
Quando Jesus Cristo propõe esta Parábola tem na verdade a intenção de mostrar aos príncipes dos sacerdotes, aos anciãos e a nós, a diferença entre “obediência” e “conveniência”. Na realidade os dois filhos erraram, foram desobedientes, o primeiro, no entanto, demonstrou “arrependimento” e atendeu o pedido do pai, o segundo, porém tomou uma atitude “hipócrita”, (mentirosa e falsa) prometeu e não cumpriu.
O que Jesus Cristo quer mostrar é que este segundo filho representa os fariseus e também a eles próprios, os príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo que se diziam justos, mas que na realidade não eram.
Hoje também nós, muitas das vezes, vivemos um “cristianismo” de “conveniência” e não de “obediência” só fazemos aquilo que nos convêm; no momento da “renúncia” para optar pelas causas do Reino tomamos atitudes “hipócritas” somos os verdadeiros “Sepulcros caiados”, belos na aparência, mas “podres e vazios” por dentro. São Paulo nos fala de um modelo de Filho e de obediência: ”E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.”( Fl. 2,8)

“A obediência é o primeiro passo para a santidade.”

Fabiano Camara Bensi