segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Formação Promovida pela Pascom



Oficina de Rádio e Locução no Convento do Carmo

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, através da Pastoral da Comunicação, promoveu na manhã de domingo, 18 de setembro, no Convento do Carmo  encontro de formação para comunicadores católicos.
Postura ao microfone e técnicas de oratória, entre outros assuntos radiofônicos  foram o tema da palestra proferida pelo radialista Vladimir Flores.  O evento teve como objetivo motivar os agentes da Pascom e demais  pastorais a desenvolver o seu potencial de fala.
Segundo o palestrante o primeiro princípio de conduta para a oratória veio no século V .ac.
e era  utilizada apenas por  advogados  nos tribunais. Hoje, a oratória não é privilégio dos advogados, sábios, políticos, professores e religiosos. “Todos precisamos de boa fala”, afirma Vladimir Flores.
Durante a oficina, os participantes puderam praticar as técnicas orientadas pelo palestrante , com exercício  de articulação para destravar a língua. Para exemplificar  todos tentaram conjugar  o verbo “tagarelar” no tempo futuro: Eu tagarelarei, tu tagarelarás...e por aí vai!
Outro assunto que arrancou risos da platéia foi a tal da “tutologia” (repetições viciadas) . O exemplo clássico é : acabamento final, subir para cima, e muitos outras frases com repetições de palavras desnecessárias  que chamamos de armadilha da língua portuguesa.
 A Oficina que reuniu católicos animados contou com a participação  especial do radialista  Walter Guida  da Rádio Angra, que faz parte da equipe do Programa “Despertar em Cristo “, patrocinado pela nossa paróquia. O programa vai ao ar de a sábado de 8h às 8h40.   
E você ficou interessado em  saber mais e participar da Pascom?  Então, fique blogado.  Estamos preparando uma série de oficinas na área de comunicação que anunciaremos em breve.

Agradecimentos
A Pastoral da Comunicação (Pascom) agradece ao palestrante Vladimir Flores, e a você pela sua participação nesta oficina de Rádio e Locução realizada em nossa Paróquia. Temos a certeza de que este encontro de convivência proporcionou a todos um rico momento de aprendizado na arte de falar e o fortalecimento de nossas ações voltadas para o anúncio da palavra de Deus.
Que o Senhor abençoe a todos!    
Equipe da Pascom
Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Diocese de Itaguaí-RJ

Texto: Dalizânia Mello
Fotos: Micheline Alves











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.