segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Texto de Fabiano Bensi


CONVERSÃO.
                   MAS, O QUE É… CONVERSÃO?

A conversão é uma realidade observável no fenômeno das religiões. Mais do que uma volta para Deus, é uma volta para si. É o reencontro consigo mesmo na dimensão do relacionamento com o próximo e com Deus.
No Antigo Testamento, a conversão é vista como uma mudança moral, pela qual o homem renuncia a sua conduta anterior, voltando-se para Deus e para o cumprimento de sua vontade.
Na pregação dos profetas, é um acontecimento de alcance universal porque significa abandonar o culto aos ídolos, que fazia descuidar de Javé e de seus preceitos morais.
Durante o exílio, o “programa profético” de Ezequiel, por exemplo, é convite à conversão: o povo deve voltar-se para Javé, assumindo seu projeto de salvação e, a partir daí, construir uma sociedade justa e fraterna, voltada para o respeito à liberdade e à vida.
Com esse programa, vislumbra-se um futuro novo: Deus volta para o meio de seu povo (Ez 43,1-7) provocando uma radical renovação.
No Novo Testamento, tanto João Batista como Jesus Cristo começam suas pregações com exortações à conversão, motivadas pela proximidade do Reino de Deus (Mt 3,2; 4,17).
Jesus Cristo, porém, não começa, em sua missão, na apresentação do novo reino, fazendo sinais, prodígios e milagres, nem discorrendo belos discursos ou narrando genuínas parábolas. Mas, começa tudo no convite à conversão. “Convertei-vos, o Reino dos céus está próximo”(Mt 4,17).
A palavra tem aí sentido de reviravolta interna, que reflete em todos os campos da atividade humana. Após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos relacionam a conversão com o mistério pascal e a missão do Espírito Santo.
A palavra “conversão” cede, pouco a pouco, seu lugar à “fé”, palavra essa que exprime uma entrega total do homem a Jesus Cristo total: cabeça e membros. Em muitas passagens do Novo Testamento, a conversão é descrita como “passagem das trevas para a luz”, “da morte para a vida”.
A conversão é a volta para o caminho do bem, é a expressão de um novo mundo, um novo modo de ser de novos homens e mulheres, é um novo modo de estar no mundo. A conversão leva ao mundo das alegrias e do bom humor, do amor verdadeiro, da afeição e do coração.
A conversão alcança o perdão, começando de dentro… a pessoa se renova.
A primeira grande conversão é a transformação interior, é a inicial purificação para receber o Enviado de Deus, que está para chegar.
E a mudança exige troca de modos de pensar (mentalidade nova) e de modos de agir (comportamento novo). Para receber o Messias precisa ter um pensamento novo, capaz de aceitar o projeto de Deus; e um coração novo, capaz de viver as conseqüências desta aceitação.

Fabiano Camara Bensi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.