domingo, 29 de abril de 2018

Festa do Senhor do Bonfim celebra 208 anos do seu padroeiro



Festa de 3 à 6 de maio, na ilha e Praia do Bonfim com programação religiosa , cultural e esportiva

A tradicional Festa do Senhor do Bonfim, este ano vai celebrar os 208 anos do padroeiro que tem o mesmo nome do bairro que fica em Angra dos Reis. O tema do tríduo deste ano é “Senhor do Bonfim Ajudai-nos a Cultivar a União e a Paz”, cuja programação religiosa é realizada pela comunidade local da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. As celebrações terão início no dia 3 de maio, às 19h, na Ermida do Nosso Senhor do Bonfim, que fica na Ilha. A Missa Solene, acontecerá no domingo, dia 6, às 10h, e na parte da tarde, às 16h, a procissão naquele bairro.


  Quermesse com comidas e bebidas típicas, o famoso pau-de-sebo e atrações culturais e esportivas fazem parte da programação que acontece na Praia do Bonfim e conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da secretaria de Cultura e Patrimônio e da Turisangra.



   Veja a Programação religiosa, cultural e esportiva:


Dia 03 – Quinta-feira (Dia do Padroeiro) – Às 19h, 1º Dia do Tríduo em louvor ao Senhor do Bonfim com as comunidades do Bonfim e Vila Velha; às 21h, apresentação musical da Banda Petrus.


Dia 04 – Sexta-feira – Às 19h, 2º Dia do Tríduo em louvor ao Senhor do Bonfim com a coordenação da catequese e circulo bíblico; às 21h, apresentação da DJ Diana; às 21h30, apresentação musical com Sandro Santos, em seguida Banda Sonoros.


Dia 05 – Sábado – Às 19h, 3º Dia do Tríduo em louvor ao Senhor do Bonfim com a pastoral familiar e grupo Jovem Esperança do Amanhã; às 21h, apresentação musical com Forró Maneiro e às 22h, Grupo Só um Lance.


Dia 06 – Domingo – Às 6h, alvorada festiva, seguido do café da manhã e da penitência.


8h- prova de aquathlon, na Praia do Bonfim


10h- Missa Solene


13h- Pau-de-sebo e apresentação musical com o Trio Caiçara


16h- procissão por mar e pelas ruas do bairro


19h- encerramento das festividades religiosas com grande queima de fogos na capela; 20h- apresentação musical com Alan dos Teclados e às 21h Banda Sonoros.


A lenda do Senhor do Bonfim


Após retornar de uma longa noite de pescaria e passar pela enseada Batista das Neves, um pescador encontrou sobre uma pedra, repousando em total tranquilidade uma imagem de Cristo Crucificado. Com olhar de espanto ele a pegou e levou para o convento no Centro da cidade onde entregou ao Frei e relatou o que havia acontecido. No outro dia após retornar de sua habitual pescaria, o mesmo pescador se deparou com a mesma imagem que encontrara no dia anterior. Ele a pegou novamente e mais uma vez entregou ao Frei, que quando viu a imagem, disse que seria impossível de ser a mesma do dia anterior porque ele a havia guardado em local muito seguro. Quando o Frei foi pegar a imagem para provar ao pescador que não era a mesma, ele tomou um grande susto: a imagem não estava no local que havia guardado. Foi então que o Frei percebeu que se tratava da mesma imagem e isso ocorreu também no terceiro dia. Diante deste fato o Frei resolveu que se construísse uma capela em um local mais próximo do lugar onde foi encontrada a imagem. Essa capela foi erguida em 03 de maio de 1780, a imagem foi colocada nela na posição de frente para o bairro que recebeu o nome de Bonfim em virtude de a imagem ser do Senhor do Bonfim (Cristo Morto Crucificado), mas no outro dia a imagem não estava na capela. Foram verificar na pedra onde ela foi encontrada e lá estava ela. Então, a imagem foi levada de volta para a capela e colocada de frente para a pedra onde foi encontrada e lá permanece até os dias de hoje.


Histórico Lenda: Secretaria de Cultura e Patrimônio e da Turisangra- PMAR

Fotos: Wagner Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.