terça-feira, 3 de abril de 2018

Missa Solene e Procissão em homenagem a São Benedito



Após a última celebração do dia, por volta das 17h, desta segunda-feira (2), começou a Procissão em homenagem ao glorioso São Benedito, considerado pelos devotos o segundo padroeiro da cidade de Angra dos Reis. Na praça da Matriz, de Nossa Senhora da Conceição, se concentraram milhares de fiéis para acompanhar o cortejo a imagem do santo.
Solene Procissão com a Relíquia de São Benedito 
O rei e a rainha e toda corte representados  



A procissão prosseguiu pelas principais ruas do centro da cidade, conduzida pelo pároco, Frei Fernando e o diretor espiritual da Irmandade de São Benedito, padre Luiz Carlos Zotesso, além do diácono Nei Campos, ministros , acólitos e as irmandades, que ajudavam a puxar os cânticos e a oração do terço.
Durante o percurso, algumas casas enfeitadas com bandeiras, velas e imagens santas para saudar o Glorioso, que também foi homenageado com chuvas de pétalas de rosas.

A festa de São Benedito,este ano, teve como tema geral: “Protetor Miraculoso do povo de Angra dos Reis” e os festeiros foram : o casal Benedita Correia da Silva e Carlos Antônio da Silva, e a filha deles Carla Fernanda. A família tem um testemunho bonito de fé e devoção a São Benedito.

– Aprendi com a minha avó a ser devota de São Benedito e na gravidez da minha filha Maria meu elo com São Benedito se fortaleceu. A minha gestação foi muito turbulenta por conta de um câncer que eu tive no pescoço. Quando entrei para a irmandade, não foi para a cura do meu câncer e sim para salvar a minha filha. Conheci a história de um milagre de São Benedito que salvou uma criança que estava à beira da morte. Os médicos falavam que minha filha ia morrer, mas eu entrei na igreja suplicando a salvação dela. Minha filha acabou nascendo bem, a minha cura logo veio também. A gente se apegou muito a São Benedito para que isso viesse a acontecer e aconteceu. Temos a Maria como um milagre de São Benedito, só aumentou a nossa fé mais ainda – explicou Carla Fernanda.

A pequena Maria com a mãe Carla e os avós Benedita e Carlão. Ao lado, Pe. Luis Zotesso e frei Fernando
O prefeito Fernando Jordão acompanhado da primeira dama, Célia Jordão  e os secretários Venissis e Marlene 
Entre os fiéis que foram às ruas saudar o santo estava o prefeito Fernando Jordão, que também é membro da Irmandade de São Benedito. Ele estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão. Ainda acompanham a procissão o secretário de Governo e Relações Institucionais, Venissis Barbosa e a secretária Executiva de Cultura e Patrimônio, que apoiou a Festa de São Benedito, Marlene Ponciano.

– Vim acompanhar a procissão e fazer minhas orações. Além da religiosidade, a festa também faz parte da cultura de Angra dos Reis. Pedi a São Benedito que proteja nosso município e nossa população. As crenças e orações fazem bem a qualquer cidade e Angra dos Reis é uma cidade abençoada e vai continuar sendo – afirmou o prefeito.

O andor com a imagem de São Benedito pesa aproximadamente 600 quilos , e sempre é carregado nos ombros dos irmãos da Irmandade de São Benedito, e depois vai acontecendo a troca entre as pessoas presentes. As imagens menores, como a de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida e do Menino Jesus são carregadas também por mulheres.

Missa Solene e Almoço festivo

A programação do dia da Festa em homenagem a São Benedito começou na segunda-feira (2) bem cedo, com a alvorada festiva, repicar de sinos, fogos e banda de música e congadas anunciando a festa.

Depois aconteceu um café da manhã no Clube Comercial e uma missa em intenção das almas dos Irmãos falecidos e benfeitores da irmandade, na Igreja Matriz.

A Igreja da Matriz foi cenário também da Missa Solene, celebrada pelo padre Luiz Carlos Zotesso e pelo Frei Fernando e que contou com a presença de centenas de fiéis. No local, foram distribuídos pães bentos e lembranças dos festejos.

A festividade continuou com um almoço no pátio do Ceav, com corte de bolo e distribuição de doces para mais de mil pessoas. A animação ficou por conta do grupo de Congada- Moçambique, de Guaratinguetá (SP).


E a programação da festa não terminou por aí. Será encerrada no próximo domingo (8), às 16h, com o descimento dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, com a presença da venerável Irmandade, Juízes do Mastro Secular, imagem de São Benedito e fieis e devotos. Em seguida, a procissão retorna para a Igreja Matriz, encerrando os tradicionais festejos do ano.

 Frei Fernando cumprimentando Venissius e Conceição Rabha , que serão os próximos festeiros no ano de 2019



Fotos: Anderson Tavares (PMAR) e demais colaboradores da Pascom






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.