sábado, 8 de setembro de 2012

XXIII Domingo do Tempo Comum - Mc 7, 31-37


Queridos(as) acompanhantes de nosso blog. Vamos meditar um pouco sobre o evangelho deste 23° domingo do tempo comum.

Para iniciar podemos pegar a frase: “ Tudo ele tem feito bem.” Jesus ao impor as mãos sobre as pessoas mostra como a mão é considerada portadora de força. Ela torna-se símbolo de poder. De sua parte Jesus nunca se recusava a atender o pedido de quem lhe suplicasse a cura. Sabemos que Jesus fez inúmeros milagres: curou o surdo-mudo, curou a mão ressequida de um homem, curou dez leprosos, curou na piscina de Betsaida e enfim, muitos outros milagres. O efeito da imposição de suas mãos era imediato. Jesus não queria suscitar um entusiasmo exagerado nem atrair pessoas interessadas apenas em aproveitar-se dele, sem aderir efetivamente ao reino.

A cura do surdo e mudo, relatada no evangelho de hoje, deu-se longe da multidão e foi seguida de uma ordem de não dizer nada a ninguém. Era preciso guardar segredo. Mas como manter calado quem fora surdo e mudo e agora tinha recuperado a capacidade de falar corretamente? Como impedi-lo de proclamar o benefício recebido pela imposição das mãos de Jesus? Eis porque quanto mais Jesus proibia de falar mais ele narrava o ocorrido.

O deus da Bíblia quer o bem de todos desde já. Pode existir doença, sofrimento, mas não é a última palavra. Somos chamados a participar com Deus no aperfeiçoamento da criação. Por isso o povo exclamava: “ Tudo ele tem feito bem.”

                                                                                                            Frei Reinaldo Rodrigues das Chagas OC
( P. Jaldemir Vitório - O evangelho nosso de cada dia –ano B )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO: Se você não tem uma conta Google, abaixo selecione a opção Nome/URL e digite seu nome.